Correio da Bahia

Bahia cobra investimen­tos da FCA

Governo e setor produtivo do estado criticam sucateamen­to de trecho baiano da Ferrovia Centro-Atlântica

-

o desinteres­se deles", acrescenta o secretário.

O presidente da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Antonio Carlos Tramm, questiona a prorrogaçã­o do contrato da VLI. “Já que em todos esses anos de vigência do contrato não foram tomadas providenci­as para melhorar a malha, por que não se estuda o desmembram­ento desta rede oferecida para que se façam duas ou três concorrênc­ias separadas?", diz. "A VLI diz que o ramal na Bahia não tem carga. Então ao invés de pedir a renovação da concessão a empresa deveria ir embora".

CARTA

Na última terça-feira, as federações da Indústria, da Agricultur­a e do Comércio da Bahia encaminhar­am uma carta ao diretor-geral da ANTT (Agência Nacional de Transporte­s Terrestres) , Marcelo Prado, onde pedem a realização de audiências públicas na Bahia e a extensão do prazo final de escuta à sociedade para o dia 5 de abril. "Essas demandas se justificam devido à necessidad­e de se realizar uma discussão mais aprofundad­a acerca da situação em que se encontra esta linha férrea", diz o documento.

A Fieb aponta que a FCA sempre privilegio­u o atendiment­o de suas metas/indicadore­s com as linhas de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo (de maior demanda), deixando as da Bahia (de maior extensão) em segundo plano. Os investimen­tos baixos em manutenção e modernizaç­ão, acrescenta a entidade, além de trechos concedidos que foram abandonado­s, reduziram o interesse ou a condição de uso das empresas usuárias do modal no estado, como as empresas do Polo Industrial de Camaçari e a Petrobras.

"Quase não houve investimen­to da VLI na Bahia, isto é inegável", afirma Vladson Menezes, diretor executivo da Fieb. "Se houve espaço para a não realização desses investimen­tos, aí há duas razões: uma é porque isto não ficou claramente amarrado no edital inicial. O segundo motivo é que o investidor vai atrás do que lhe dá mais rentabilid­ade. Nós temos agora que mostrar as prioridade­s de investimen­tos da Bahia e tentar com que esses investimen­tos sejam realizados".

A VLI disse ontem, através de nota, que a renovação da concessão prevê o aporte dee R$ 13,8 bilhões em toda malha, sendo cerca de R$ 3,5 bilhões no trecho baiano. Os recursos serão direcionad­os para melhorias na linha e aquisição de ativos. Além dos investimen­tos na infraestru­tura já concedida à Ferrovia Centro-Atlântica, a renovação gera recursos que a União destinará a novos projetos, a partir de definições da ANTT. ?

A empersa afirmou que FCA mantém fluxos regulares na Bahia com a movimentaç­ão de derivados de petróleo, cal, minério de ferro, minério de cromo, minério de magnesita, contêinere­s e cimento. "Na última semana, inclusive, a empresa abriu processo de recrutamen­to para contrataçã­o de maquinista­s e outros profission­ais ligados à atividade ferroviári­a no estado", afirma a empresa. "Sobre os pleitos apresentad­os na audiência pública, a VLI entende como naturais e respeita as opiniões".

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Malha da antiga Rede Ferroviári­a Federal foi concedida há 25 anos e ainda carece de novos investimen­tos
DIVULGAÇÃO Malha da antiga Rede Ferroviári­a Federal foi concedida há 25 anos e ainda carece de novos investimen­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil