Correio da Bahia

Pazuello promete país todo vacinado em 2021

-

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse ontem que todo o Brasil será imunizado ainda neste ano contra a covid-19. “Vamos vacinar o país em 2021 50% até junho, 50% até dezembro da população ‘vacinável’ (acima dos 18 anos). É o que estamos buscando, vamos fazer”, disse Pazuello. Ele participou de audiência com senadores. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirma que esta reunião pode ser decisiva para uma abertura de CPI sobre a atuação do governo federal na pandemia.

A versão mais recente do plano nacional de imunização, de 29/1, não aponta um prazo para a vacinação da população. A primeira edição, lançada em 16 de dezembro, afirmava que grupos prioritári­os seriam imunizados até metade do ano. O resto da população seria vacinada nos 12 meses seguintes, ou seja, até o meio de 2022.

Pazuello é investigad­o no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta omissão para evitar o colapso de saúde em Manaus. Com estoques de cilindros zerados em algumas unidades de saúde, pessoas morreram por asfixia e outras precisaram ser transferid­as para receber atendiment­o médico em outros estados.

Ontem, a Folha de S. Paulo revelou que um documento do Ministério da Saúde, enviado ao MPF (Ministério Público Federal) no dia 4 de fevereiro, aponta a distribuiç­ão de cloroquina produzida pela Fiocruz a pacientes com covid-19, e não dentro do programa nacional de controle da malária, como originalme­nte previsto.

O documento contradiz o próprio ministério, que afirmou à imprensa não ter concretiza­do a aquisição do medicament­o para distribuí-lo dentro da política de combate ao coronavíru­s.

Já o Congresso em Foco mostrou que o governo federal gastou cerca de R$ 13 milhões em propaganda­s defendendo o ‘tratamento precoce’ da covid com uma série de medicament­os que não possuem eficácia científica contra a doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil