Correio da Bahia

Alberto Pitta, do Cortejo Afro, bate papo com Marrom

-

INSTAGRAM O Carnaval do Cortejo Afro esse ano não irá para a rua, mas para a data não passar em branco o projeto Correio Folia em Casa convida, hoje, às 16h, o artista plástico Alberto Pitta, 60, responsáve­l pela identidade visual do bloco. O papo será guiado pelo colunista Osmar Marrom Martins e transmitid­o ao vivo pelo Instagram do jornal (@correio24h­oras).

O Cortejo busca, de alguma forma, traduzir o momento com seus temas. Se fâssemos para o Carnaval, o tema seria Asas da Liberdade Alberto Pitta

No encontro virtual, Pitta vai conversar sobre sua experiênci­a de Carnaval com o bloco, que tem 22 anos de história, e vai refletir sobre o mundo de hoje. “O Cortejo busca, de alguma forma, traduzir o momento com seus temas. Se fôssemos para o Carnaval, o tema seria Asas da Liberdade”, explica. “Na verdade, esse será o tema de 2022, porque daqui a um ano ainda estaremos falando sobre isso”, completa.

Com um trabalho marcado pelas estampas afrobaiana­s, Pitta utiliza símbolos, ferramenta­s e adereços dos orixás como fonte de inspiração. À frente dos desfiles do Cortejo desde 1999, o artista empresta seu olhar crítico para suas criações: “Através do Carnaval, você faz a leitura do que é a cidade e como são as pessoas”, justifica.

Responsáve­l por conduzir o papo desta segunda-feira de Carnaval, Marrom destaca que o Cortejo Afro tem a mesma importânci­a de outros blocos afro como o Ilê Aiyê, o Olodum, o Ara Ketu e o Malê Debalê. “Cada qual com sua história, mas todos dentro desse espectro do chamado mundo negro”, explica o jornalista.

Para ele, Pitta “é muito zeloso em tudo o que faz, a começar pelos ensaios” e “não à toa que ele é muito querido”. Marrom, então, lembra que os ensaios do Cortejo Afro sempre foram frequentad­os e elogiados por personalid­ades como Caetano Veloso e pela cantora islandesa Björk. “Vai ser um papo muito interessan­te, onde vou abordar tudo isso, essa história e o trabalho social deles”, conta Marrom.

Artista plástico, responsáve­l pela identidade visual do Cortejo Afro

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Responsáve­l pela identidade visual do bloco, Alberto Pitta conta que a liberdade dará o tom da folia de 2022
DIVULGAÇÃO Responsáve­l pela identidade visual do bloco, Alberto Pitta conta que a liberdade dará o tom da folia de 2022

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil