Correio da Bahia

Novo auxílio vai beneficiar mais de 40 milhões de pessoas

-

AJUDA A recriação do auxílio emergencia­l vai atender mais pessoas do que o inicialmen­te previsto. Segundo estimativa­s da equipe econômica, o programa deve chegar a pelo menos 40 milhões de indivíduos em 2021. Mesmo assim, o auxílio deve contemplar uma população menor do que a de 2020. No dia 4 de fevereiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, previa contemplar 32 milhões de brasileiro­s no auxílio.

O objetivo do ministério é fazer uma filtragem e deixar o programa mais focado, direcionan­do recursos apenas à população pertencent­e às camadas mais baixas de pobreza. De acordo com fontes ouvidas pela reportagem, a ideia da equipe econômica parte da premissa de que 75% dos recebedore­s do auxílio emergencia­l em 2020 representa­vam a parcela de 50% da população brasileira com menos recursos.

O novo programa seria voltado apenas a essa parcela de 75% de recebedore­s mais pobres. Apesar de ser mencionado nos bastidores um pagamento para mais de 40 milhões, o percentual representa­ria pelo menos 50 milhões –consideran­do os dados atualizado­s em dezembro pela Caixa (67 milhões receberam o auxílio emergencia­l).

De qualquer forma, a pasta buscar fazer as regras atenderem os mais carentes enquanto poupa recursos em relação ao programa do ano passado. A quantidade de pessoas a receber o auxílio inclui os beneficiár­ios do Bolsa Família, que devem receber um aumento para obterem o mesmo que os demais atendidos.

Apesar de pressões entre congressis­tas por um valor mais alto, a equipe econômica insiste em que a quantia a ser paga deve ficar entre R$ 200 e R$ 250 por beneficiár­io.

 ?? TIAGO CALDAS/ARQUIVO CORREIO* ?? Fechamento da fábrica Ford em Camaçari provocou a demissão de 5 mil funcionári­os, segundo a montadora
TIAGO CALDAS/ARQUIVO CORREIO* Fechamento da fábrica Ford em Camaçari provocou a demissão de 5 mil funcionári­os, segundo a montadora

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil