Correio da Bahia

Trump se livra de impeachmen­t, mas está longe de ter paz

-

PROCESSO Absolvido no julgamento de impeachmen­t graças ao voto da maioria dos senadores de seu partido, Donald Trump ainda poderá responder pela incitação à invasão ao Capitólio no dia 6 de janeiro, mas desta vez na Justiça. A sugestão de responsabi­lizá-lo nos tribunais pelo ataque ao Congresso partiu de um dos principais líderes do Partido Republican­o, senador Mitch McConnell, e foi mencionada até por um dos advogados do presidente, como estratégia para livrá-lo do juízo político que o tornaria inelegível.

"Não há possibilid­ade de que o presidente dos EUA possa correr solto em janeiro no final de seu mandato e simplesmen­te ir embora impune", disse Bruce Castor, um dos advogados do ex-presidente no processo de impeachmen­t. "O Departamen­to de Justiça sabe o que fazer com essas pessoas", afirmou o defensor de Trump. O ex-presidente se irritou com a menção de seu próprio advogado a uma possível condenação.

No impeachmen­t, democratas sustentava­m que absolver o republican­o seria o equivalent­e a criar uma permissão para presidente­s em fim de mandato cometerem crimes, diante da ausência de punição para os que estão fora do cargo. No último sábado, após votar pela absolvição do ex-presidente, o líder do Partido Republican­o no Senado, Mitch McConnell, defendeu que o ex-presidente respondess­e na Justiça por seus atos. Ele afirmou que Trump é responsáve­l pelo ataque ao Capitólio, mas argumentou que o impeachmen­t não é cabível contra ex-presidente­s.

"Apesar de ex-presidente­s não estarem elegíveis para sofrer impeachmen­t, eles ainda podem ser - e isso é extremamen­te importante punidos nos tribunais de Justiça ordinários", disse McConnell. "O presidente Trump ainda é responsáve­l por tudo o que ele fez durante o mandato, como um cidadão normal. Ele não se livrou de nada ainda. Ainda. Temos um sistema de Justiça criminal nesse país, temos litígio civil".

O FBI investiga os envolvidos no ataque ao Capitólio. Mais de 125 pessoas foram presas nas duas semanas após o episódio e cerca de 200 já foram acusadas criminalme­nte. Trump não é investigad­o no caso.

Não há possibilid­ade de que o presidente dos EUA possa correr solto em janeiro no final de seu mandato e simplesmen­te ir embora impune Bruce Castor Advogado de Trump, que se irritou com a declaração

O presidente Trump ainda é responsáve­l por tudo o que ele fez durante o mandato, como um cidadão normal. Ele não se livrou de nada ainda.Mitch McConnell líder do Partido Republican­o no Senado

 ?? SAUL LOEB/AFP ?? Ex-presidente dos Estados Unidos, Trump agora enfrentará a justiça comum do país
SAUL LOEB/AFP Ex-presidente dos Estados Unidos, Trump agora enfrentará a justiça comum do país
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil