Correio da Bahia

Ocupação das UTIs chega a 72% em Salvador

-

A situação também é de alerta e preocupaçã­o, em Salvador, já que dois dos nove hospitais com 100% de ocupação são da capital e ainda há risco de que a cidade tenha que suprir a demanda do interior. De acordo com o boletim de ontem, 72% dos leitos de UTI adulto exclusivos para covid-19 em Salvador estão ocupados. O índice nessas unidades chegou a cair para perto de 50% em agosto de 2020.

O secretário de Saúde do município, Léo Prates, afirmou que a pasta está acompanhan­do com atenção o quadro da covid-19 na capital. “Apesar de termos fechado sábado com 70% de taxa de ocupação de leitos de UTI, um índice que vem se sustentand­o ao longo do tempo, a gente sente um aumento da pressão sobre as UPAs. Ontem (sábado), nós, com o governo do estado, regulamos cerca de 54 pessoas”, disse o secretário.

Prates destacou ainda que o sistema de saúde está sob pressão e pediu a colaboraçã­o da população. “As pessoas precisam redobrar os cuidados porque estamos bem preocupado­s com essa situação da pressão sobre o sistema de saúde. A demanda por internação nos hospitais vem crescendo, as pessoas precisam entender que a pandemia não acabou”.

Na última sexta-feira (12), o prefeito Bruno Reis (DEM) deu o recado: caso a taxa de ocupação nas UTIs e os números de contaminad­os pelo coronavíru­s continuem em ritmo de alta acelerada, adotará novamente medidas mais rígidas de isolamento social em Salvador.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil