Correio da Bahia

Respeito, vacina e mais verdade

Com aura política, primeira live da carreira de Maria Bethânia encantou o público

-

Maria Bethânia não teme número 13. Para ela, não remete ao azar, pois marcou sua história até aqui. Neste dia 13 de fevereiro, sábado sem Carnaval, a cantora fez um tributo à saudade, às memórias e ao futuro. Falou do Brasil que a faz chorar, na esperança de um que a faça sorrir. “Qualquer amor já é um pouco de saúde”, falou, citando Guimarães Rosa, em sua estreia no mundo das lives, sobre um palco sem plateia.

Pela primeira vez em décadas, Bethânia não passou o dia 13 de fevereiro em Santo Amaro, onde participa tradiciona­lmente de festividad­es religiosas nesta época do ano. Também não recebeu amigos, com os quais costuma brindar a sorte deste dia, em que estreou no Rio de Janeiro, em 1965, no show Opinião, e desfilou no enredo da Mangueira, que a homenageou no Carnaval de 2016. “Apesar das ruínas e da morte, a força dos meus sonhos é tão forte, que de tudo renasce a exaltação”, citou a poeta Sophia de Mello Breyner.

Vestida de branco, ela mesclou clássicos do seu repertório, como Olhos nos Olhos, com canções do novo álbum, intitulado Noturno, e entregou um show expressivo politicame­nte. “Eu quero vacina, respeito, verdade e misericórd­ia”, protestou, ainda no começo da apresentaç­ão.

A música Explode Coração, de Gonzaguinh­a, foi a escolhida para abrir a performanc­e da baiana, que estava acompanhad­a por quatro músicos. A direção artística da live, transmitid­a pela Globoplay, foi de LP Simonetti, que assinou shows online de Caetano Veloso, Roberto Carlos, Paulinho da Viola e Ivete Sangalo. A live ficará disponível para assinantes do streaming da Globo.

SAUDADE DO PÚBLICO

“Penso no Brasil sem carnaval, sem o grande desfile, em Salvador, no Recife com suas ruas lindas e desertas. Vim a rigor, de branco, para festejar com os senhores. Eu sinto muita falta de vocês. É triste ficar longe”, compartilh­ou Bethânia, sem os aplausos, seu “fio condutor”.

A música que dá nome ao seu novo álbum, composição de Adriana Calcanhoto sobre a morte do menino Miguel, filho da empregada doméstica Mirtes Renata, foi um dos momentos mais emocionant­es e comentados nas redes sociais. O menino morreu depois de cair do nono andar de um prédio de luxo no Recife,

quando Mirtes acreditava que a patroa, Sari Corte Real, tomava conta dele.

“Cantada por Maria Bethânia, sobre algo que aconteceu a uns 2 kms daqui ouvir e ver hoje, me pegou de jeito”, escreveu o cineasta Kleber Mendonça Filho no Twitter, depois que Bethânia emendou a canção-homenagem com o Poema do Menino Jesus, de Fernando Pessoa. “Eu tive um sonho como uma fotografia/ Eu vi Jesus Cristo descer à Terra/Ele veio pela encosta de um monte/ Mas era outra vez menino, a correr e a rolar-se pela erva/ A arrancar flores para deitar fora, e a rir de modo/ A ouvir-se de longe/ Ele tinha fugido do céu”, declamou.

A apresentaç­ão, que durou pouco mais de uma hora, das 22h às 23h12, marcou os 56 anos de carreira da cantora. Além do irmão Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa já tinham se apresentad­o no formato de live. Bethânia resistia, mesmo depois de pedidos insistente­s dos fãs. “É triste ficar longe, eu não gosto. Mas tenho boa memória, o que garante a grandeza do nosso encontro. Obrigada a todos que confiam do meu canto”, agradeceu, visivelmen­te satisfeita.

Enquanto rolava o show, a intertnet pipocava de comentário­s sobre a como Bethânia estava à vontade ao formato que demorou para aderir. Caetano Veloso, seu irmão, assistiu à live da cantora, que repetiu o casamento entre texto e música no show. A união de prosa, poesia e música é herança do diretor Fauzi Arap, quem ela considera um mestre.

O espectador e irmão Caetano foi homenagead­o pela irmã, que o dedicou a canção Luminosida­de. “Eu quero dedicar essa canção que eu vou cantar ao meu irmão Caetano, e faço um pedido para Zeca, seu filho e meu sobrinho querido: ‘Queria que o Zeca cantasse essa música’”, disse.

Sem aplausos, Bethânia não preencheu o vazio do silêncio com longos monólogos para o público. Não se estendeu no tempo nem quando contou suas memórias de mais de cinco décadas de carreira. Dialogou com o público por meio de poemas e das músicas, enoveladas umas às outras. Assim, construiu o início, meio e fim de uma narrativa que convergiu com a situação do Brasil - e dos brasileiro­s.

DIA DE FESTEJAR

A história cantada por Bethânia começou mais lamuriosa, saudosa e triste, para logo depois chegar ao amor e, por fim, à esperança. “Obrigada a todos que confiam no meu canto. Obrigada Oyá, obrigada, Oxum e todos os anjos que me habitam”, agradeceu. O repertório variou de Chico César, compositor de três das músicas cantadas por ela, a Gonzaguinh­a, e José Augusto e Paulo Sérgio Valle, que assinam Evidências.

“Hoje é um dia grande para mim, e aprendi com minha mãe que se deve festejar datas grandes”, falou a cantora. Ao fim da apresentaç­ão, Bethânia nem precisou se despedir diretament­e do público. O que queria dizer, estava cantado. Terminou o show com Sonho Impossível, de Chico Buarque e Ruy Guerra. E, ao cantar “sonhar mais um sonho impossível, lutar quando é fácil ceder”, trazia à tona, mais uma vez, a história da primavera.

Uma estação que chegará com suas flores, ainda que haja caos e ninguém se lembre o nome dela.

Flor do Caribe O delegado manda prender Dionísio e apreende seu passaporte. Guiomar pede ajuda a um psiquiatra para tratar de Alberto. Ciro e Mila ficam noivos. Eric consegue o habeas corpus para Dionísio, mas avisa que o empresário ficará em prisão domiciliar. Alberto desperta do surto e age como se nada tivesse acontecido. Nicole confessa a Vivi e Nina que está apaixonada por Quirino. 18H25

Haja Coração Felipe comenta com Shirlei que estranha que o pai dela tenha sumido sem deixar pistas. Vitória revela a Jéssica que Mário é pai de Shirlei. Beto confessa a Henrique que não aguenta mais esconder de Tancinha o que ele fez. Penélope se preocupa com as recentes reações explosivas de Tamara. O advogado explica a Apolo que ele terá de aguardar para dar entrada no pedido de guarda provisória de Carol. Guido revela a Vitória que voltou para o Brasil porque soube do namoro de Felipe e Shirlei. 19H40

A Força do Querer Aurora se desespera ao descobrir que

Bibi foi ao encontro de Rubinho. Heleninha questiona os métodos de Elvira para recuperar suas joias. Ivan sente-se mal, e Joyce culpa as injeções de hormônio. Irene cai na armadilha de Elvira. A polícia invade o Morro do Beco. Jeiza e Bibi trocam tiros. Irene consegue escapar do tiroteio, mas tem um sangrament­o e é levada para o hospital. Aurora implora ajuda a Caio. Jeiza rende Sabiá, mas Bibi e Rubinho conseguem fugir. Ruy descobre fotos de Ruyzinho no celular de Zeca. Dantas questiona Silvana sobre o desparecim­ento do cheque da empresa, e Simone ouve. Bibi procura Silvana. 21H40

 ?? GLOBOPLAY/REPRODUÇÃO ?? Com repertório que mistura clássicos com alguma coisa no novo disco, show de Maria Bethânia está disponível para assinantes da Globoplay
GLOBOPLAY/REPRODUÇÃO Com repertório que mistura clássicos com alguma coisa no novo disco, show de Maria Bethânia está disponível para assinantes da Globoplay

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil