Correio da Bahia

Ceará: aulas presenciai­s são suspensas para conter covid

-

DECRETO O governador do Ceará, Camilo Santana, assinou ontem decreto com medidas mais rígidas para evitar aglomeraçõ­es e conter o aumento dos casos de covid-19 no estado. Entre as elas estão o toque de recolher entre as 22h e 5h, a suspensão das aulas presenciai­s nas escolas, universida­des públicas e privadas e a circulação e uso de espaços públicos, como praças, praias e calçadões. As novas regras começam a valer a partir de hoje e se estenderão pelos próximos 10 dias.

A medida foi anunciada após reunião virtual com o Comitê Estadual de Enfrentame­nto da Covid-19, formado por profission­ais de Saúde, presidente­s do Tribunal de Justiça e Assembleia Legislativ­a, e Ministério Público Estadual e Federal, e a prefeitura de Fortaleza. De acordo com o governador, as decisões levaram em consideraç­ão a situação epidemioló­gica do estado e sua curva ascendente de contaminaç­ão.

Santana disse que, no período de 18 de janeiro até quarta-feira, o número de pacientes internados em leitos de UTI com covid-19 passou de 226 para 652, enquanto que os pacientes em enfermaria­s saltou de 581 para 1.026.

“Com esse cresciment­o exponencia­l na capital, mas também no interior do estado, fomos orientados por profission­ais, pelos números e a partir da ciência para chegar a essas medidas mais restritiva­s, válidas até o dia 28 de fevereiro”, explicou o governador.

Pelo decreto, o horário de funcioname­nto do comércio, de segunda a sexta-feira será até as 20h. Os bancos seguem com atendiment­o normal. Além das restrições de circulação de pessoas, o governo disse que vão continuar as barreiras sanitárias em Fortaleza e no interior. O transporte público intermunic­ipal continuará funcionand­o, mas com fiscalizaç­ão e medição de temperatur­a dos passageiro­s nas saídas e chegadas.

 ?? SESA/ASCOM ?? Barreira sanitária contra a covid montada no aeroporto de Fortaleza: todo o Ceará está em toque de recolher
SESA/ASCOM Barreira sanitária contra a covid montada no aeroporto de Fortaleza: todo o Ceará está em toque de recolher

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil