Correio da Bahia

‘Criar é ter tesão pelo que é belo na vida’ Letrista de clássicos como Papel Machê e Soy Loco Por Ti, América, Capinan completa 80 anos hoje e ganha homenagem online

-

reito. Mas tem daquela faculdade outra lembrança importante, além da atuação no CPC: foi lá que conheceu Raul Chaves, um professor de direito penal que o livraria de ser preso. Capinan foi intimado a prestar depoimento em um inquérito sobre a peça Bumba Meu Boi, em que a Censura estava de olho. Já morava em São Paulo, mas teve que vir a Salvador para depor em 1964, no Forte do Monte Serrat, na Cidade Baixa. Foi Raul Chaves que deu entrada em um habeas corpus, que garantiu a Capinan sua liberdade.

SECRETÁRIO

Nos anos 1980, já formado em medicina, foi secretário de cultura do governo de Waldir Pires, eleito em 1986. “Era um governo de transição da ditadura para a democracia e os recursos eram limitados. A cultura não tinha tanta importânci­a para os governos militares. Não tinha nem papel para escrever”, lembra-se.

Agora, Capinan ocupa outro cargo na cultura: é o diretor do Museu da Cultura Nacional Afro-Brasileira (Muncab), no Centro Histórico. Lamenta viver uma situação parecida com aquela do tempo em que foi secretário: há alguns meses o museu corria risco de ser fechado por falta de verba, que deveria vir do governo federal. O salário dos vigilantes era pago por voluntário­s. O dinheiro finalmente chegou no fim do ano passado, o que vai dando uma sobrevida ao Muncab.

Os direitos autorais me permitem comprar os remédios, que são muito caros. Gasto mais de R$ 400 por mês. E o direito autoral mal dá pra cobrir isso

 ??  ??
 ?? ADENOR GONDIM/DIVULGAÇÃO ??
ADENOR GONDIM/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil