Correio da Bahia

SURTO ANTES MESMO DA ESTREIA

Baianão Vitória da Conquista tem 13 atletas com covid-19 e jogo contra o Vitória é adiado

- Giuliana Mancini REPORTAGEM giuliana.mancini@redebahia.com.br

O jogo entre Vitória e Vitória da Conquista, pela 2ª rodada do Campeonato Baiano, foi adiado. A Federação Bahiana de Futebol (FBF) confirmou ontem a suspensão da partida, que estava programada inicialmen­te para amanhã, às 16h, no Barradão.

A alteração na data foi a pedido do Bode. O clube vive um surto de covid-19 e não teria a quantidade mínima de jogadores para o duelo. “Enviamos toda a documentaç­ão que se faz necessária para essa finalidade [o adiamento]”, afirmou o presidente do Vitória da Conquista, Ederlane Amorim, antes da decisão da FBF.

De acordo com o regulament­o do torneio, é necessário que uma equipe tenha pelo menos 13 atletas aptos para jogar. O Vitória da Conquista, porém, tinha 12 disponívei­s, após 13 testarem positivo para o coronavíru­s.

“A Federação Bahiana de Futebol comunica, por meio da RDI-03/21, a suspensão da partida entre Vitória e ECPP Vitória da Conquista, que seria realizada às 16h do próximo sábado (20), no Barradão. A decisão foi necessária para cumpriment­o dos protocolos rígidos de prevenção ao contágio da covid-19. Atletas do Vitória da Conquista testaram positivo para o coronavíru­s. O clube ficou sem o número mínimo de jogadores estabeleci­dos pelo Regulament­o do Baianão 2021 para a partida”, informou a FBF em nota.

Segundo a federação, a partida será reprograma­da de acordo com a disponibil­idade de datas, respeitand­o o limite da 1ª fase do estadual.

“O departamen­to de competiçõe­s vai ter que buscar uma conciliaçã­o num intervalo de jogos do Vitória com a Copa do Nordeste. É algo atípico, e a gente vai ter que estudar o melhor cenário para a partida acontecer”, afirmou Ricardo Lima, presidente da FBF, ao CORREIO.

Entre o elenco, comissão técnica e dirigentes, 80% dos integrante­s do Vitória da Conquista testaram positivo para a covid-19. Todos estão assintomát­icos e foram isolados. Os exames foram realizados sábado e os resultados saíram quarta-feira.

O confronto, que havia sido antecipado para amanhã, antes da conclusão da primeira rodada, seria a estreia do Bode. Já o Leão abriu a competição na quarta-feira e empatou com o Unirb em 3x3 no Carneirão, em Alagoinhas. Agora, o rubro-negro volta a jogar dia 24, contra o Atlético.

Os jogadores do Vitória da Conquista que testaram negativo vão treinar normalment­e para a partida seguinte, contra o Fluminense de Feira, dia 28, no Joia da Princesa, pela 3ª rodada. Já a preparação com os atletas que estão infectados deve ser retomada terça-feira, dia 23.

“Contra o Fluminense, imagino que não teremos problemas porque esses jogadores, pelo menos, já retornarão às atividades na terça. Salvo se, na semana do jogo, houver um número grande de infectados novamente”, comentou Ederlane Amorim.

A decisão foi necessária para cumpriment­o dos protocolos rígidos de prevenção à covid-19. O clube ficou sem o número mínimo de jogadores estabeleci­dos pelo Regulament­o do Baianão 2021 para a partida FBF

 ?? LUCIANA FLORES/ECPP VC ?? Gabardo Júnior, técnico do Vitória da Conquista, durante um treinament­o antes do surto de covid-19 acometer o elenco conquisten­se
LUCIANA FLORES/ECPP VC Gabardo Júnior, técnico do Vitória da Conquista, durante um treinament­o antes do surto de covid-19 acometer o elenco conquisten­se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil