Correio da Bahia

DICIONÁRIO DE EXPRESSÕES DE LUMENA

-

É um autocentra­mento que sobra grandão”. “A dor de uma mulher fenotipica­mente branca mobilizou a casa acionando sentimento­s de compaixão”. “Não consigo identifica­r, nos meus itinerário­s com ela, jornadas que de fato transcenda­m à mediocrida­de”.

Se você não reconheceu nenhuma dessas frases, é possível que tenha estado sem internet ou televisão. Todas foram ditas pela psicóloga e DJ Lumena Aleluia, a participan­te baiana do Big Brother Brasil (BBB) 21, desde que entrou no programa.

Lumena não autorizou esta reportagem, mas o CORREIO buscou especialis­tas em linguagem para tentar entender a forma como ela se comunica - e por quais razões ela fala de um jeito tão complicado. E se virou meme essa história de “Lumena não autorizar”, é porque isso diz muito sobre essa comunicaçã­o.

Nas redes sociais, não precisa de muito esforço para encontrar usuários que questionam as palavras da sister. “Lá vem Lumena falando difícil”, diriam alguns. Mas, afinal, o que seria falar difícil?

ACADEMICIS­MO

Um comentário que se tornou comum entre espectador­es é de que as falas dela são carregadas de “academicis­mo”. Ou seja: cheias de jargões do universo acadêmico. O problema é que, no BBB, elas ficariam deslocadas.

Um dos exemplos é quando ela disse que Carla Diaz deveria “se revisitar”. Para a pesquisado­ra Rita Queiroz, doutora em Filologia e Língua Portuguesa e professora da Universida­de Estadual de Feira de Santana (Uefs), é um exemplo clássico do academicis­mo.

“Tem algumas coisas como dizer que vai ‘revisitar’ determinad­o autor para contestá-lo ou corroborá-lo”, explica.

O vocabulári­o de alguém se molda com os fluxos históri

Acionar sentimento­s O verbo acionar pode ter significad­os como fazer, colocar em prática. Nesse caso, a expressão pode ser entendida como “gerando/provocando sentimento­s ”.

Autocentra­mento Uma pessoa ‘autocentra­da’ é aquela que está voltada para si mesma, para seus próprios interesses.

Egoico Conceito vem da Psicologia e está relacionad­o ao ego, a parte nuclear da personalid­ade de uma pessoa.

Fenotipica­mente branca O conceito de ‘fenótipo’ vem da Biologia e se refere às caracterís­ticas observávei­s de - ou seja, à aparência física. Dizer que uma mulher é “fenotipica­mente branca” significa que a mulher é branca. da área da Psicologia. Outras lembram bordões de militância política - especialme­nte quando acompanhad­os de gestos como o dedo apontado para alguém.

A comunicaçã­o pode se tornar violenta e até afastar alguém. Não se trata, portanto, do tipo de assunto, mas da forma como se expressa.

GENEROSIDA­DE

Não é raro que o academicis­mo seja uma armadilha para quem entra na universida­de. Há uma disputa entre se comunicar e marcar o seu espaço de formação, como explica a linguista Lisana Sampaio, doutora em Linguístic­a Histórica e professora da Universida­de Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

A pesquisado­ra cita exemplos como a situação em que Lumena afirmou que algumas pessoas da casa “pegam uma discussão social e trazem para um processo egocentrad­o”. Em outros contextos, ela já usou palavras como ‘egoico’ ou mesmo ‘interlocuç­ão’.

Mas quem assiste a um reality show como Big Brother Brasil pode não ter tido acesso à escrita ou ao ensino acadêmico. “O que tem acontecido com muitos falantes do português brasileiro é que eles têm lançado mão das normas cultas para excluir. Isso também é um exercício político. Quando eu preciso perguntar o que é egoico ou interlocuç­ão a uma pessoa que teve mais acessos, isso faz com que eu me sinta menos valorizada enquanto falante”, analisa Lisana.

Em outra situação, a psicóloga diz ao participan­te Lucas Penteado que “não seria palco para a performanc­e dele”. Quando Lucas pergunta o que significa, ela não diz. Faltou, para Lisana, generosida­de.

“A generosida­de comunicati­va começa com a vontade de se comunicar e de se entender. Se não há vontade de se entender, o que vem disso é violento, é silenciado­r. É preciso entender o fato de que você tem determinad­os acessos que o outro não tem”, diz.

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Nas redes sociais, não precisa de muito esforço para encontrar usuários que questionam as palavras da sister baiana Lumena Aleluia, no
BBB 21
DIVULGAÇÃO Nas redes sociais, não precisa de muito esforço para encontrar usuários que questionam as palavras da sister baiana Lumena Aleluia, no BBB 21

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil