Correio da Bahia

ERNESTO ARAÚJO CONTESTA MEDIDAS DE RESTRIÇÃO Senado vai propor liberar compra de vacinas

-

NAÇÕES UNIDAS O ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo contestou medidas de restrição para o combate à covid-19 na 1ª sessão da reunião anual do Conselho de Direitos Humanos da ONU (Organizaçã­o das Nações Unidas), ontem. "Sociedades inteiras estão se habituando à ideia de que é preciso sacrificar a liberdade em nome da saúde. Não se pode aceitar um lockdown no espírito humano”, afirmou o chanceler, fazendo referência às políticas de isolamento social para evitar a disseminaç­ão do novo coronavíru­s. Ernesto Araújo disse ainda que há uma “maré crescente de controle da internet por diferentes atores".

Segundo Araújo, as redes sociais estão sendo utilizadas para perseguiçã­o ideológica

ESTADOS O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse que a Casa deve apresentar um projeto de lei que libera a aquisição de vacinas contra a covid-19 por parte de estados, municípios e empresas privadas. Como contrapart­ida, disse Pacheco, todos deverão cumprir as prioridade­s previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI). O texto também deve permitir à União que assuma riscos na compra de vacinas importadas.

“Vamos poder entregar, em um formato que autorize a União a ter segurança legislativ­a nos contratos, que são muito exigentes, para que faça essa aquisição e para que possamos permitir para todas as empresas e negócios jurídicos que forem feitos sobre vacinas. E que possamos também, nessa esteira, autorizar Estados, municípios e a iniciativa privada. Com isso vamos poder ganhar muita escala na aquisição de vacinas”, afirmou, após se reunir com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.

A proposta vai além da emenda do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) à MP 1026, que autoriza a União a assumir responsabi­lidades na compra de vacinas importadas e a constituir garantias, seguro e caução.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil