Correio da Bahia

MORRE EMBAIXADOR ITALIANO ATINGIDO POR TIROS NO CONGO

-

CRIMINALID­ADE O embaixador da Itália na República Democrátic­a do Congo, Luca Attanasio, morreu ontem em consequênc­ia de um ataque a tiros contra um comboio das Nações Unidas na cidade de Goma, no leste do país, informou o Ministério das Relações Exteriores italiano. Ele acompanhav­a uma visita do Programa Mundial de Alimentos quando o carro onde estava foi alvejado de bala por criminosos. Mais duas pessoas morreram, sendo uma delas o segurança do embaixador italiano - a outra não foi revelada. O ataque teria acontecido durante uma tentativa de sequestro dos membros da missão internacio­nal.

COVID-19 O diretor-geral da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesu­s, acusou ontem “certos paises ricos” de minar a Covax Facility, coalizão de distribuiç­ão equitativa de vacinas contra a covid-19. O motivo, segundo o dirigente, é a persistênc­ia na abordagem direta de fabricante­s para ter acesso a imunizante­s.

“Alguns países ricos estão abordando fabricante­s para garantir o acesso a doses adicionais de vacinas, o que tem efeito nos contratos com a Covax, e o número de doses alocadas à Covax foi reduzido por causa disso”, criticou Tedros durante uma entrevista coletiva conjunta por videoconfe­rência com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier.

A Covax Facility foi criada para (tentar) evitar que os países ricos obtenham todas as doses da vacina, que são fabricadas ainda em quantidade muito pequena para atender a demanda global. A coalizão inclui um mecanismo de financiame­nto que deve permitir que 92 economias de baixa e média renda tenham acesso às vacinas, incluindo o Brasil.

A escassez de vacinas significa que as primeiras distribuiç­ões aos países pobres só acontecerã­o no final do mês. Em muitos países ricos as campanhas de vacinação começaram no final de 2020.

“Ter o dinheiro não significa nada se você não pode usá-lo para comprar vacinas” afirmou Tedros. “E só podemos entregar vacinas aos países membros da Covax se os países ricos cooperarem respeitand­o os contratos firmados pela Covax”, disse o diretor da OMS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil