Correio da Bahia

Variante peruana do coronavíru­s é identifica­da na Bahia

-

A 13ª O Laboratóri­o Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) identifico­u mais uma cepa do coronavíru­s no estado, desta vez, a linhagem peruana C.14, que foi trazida por um viajante que chegou em Salvador de navio, em fevereiro.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), o Lacen já identifico­u 13 diferentes linhagens do vírus em cerca de 1 ano, provavelme­nte vinculadas a múltiplos eventos de importaçõe­s ocorridas simultanea­mente e que justificam o alto número de infecções registrada­s no estado.

Os estudos indicam que o número de linhagens circulante­s mudou com o tempo desde a identifica­ção da linhagem B.1.1.162, a primeira confirmada por testes de sequenciam­ento genético em fevereiro de 2020, com a primeira introdução de casos importados da Europa.

Em janeiro de 2021, foram também detectadas no estado as novas variantes do Sars-CoV-2 recentemen­te identifica­das no Brasil, sendo elas a variante P.1 e P.2, isoladas pela primeira vez no Norte e no Sudeste do país.

Mais recentemen­te o Lacen confirmou a transmissã­o comunitári­a no estado da variante B.1.1.7 do Sars-CoV-2, cepa do coronavíru­s detectada no Reino Unido.

“Os estudos foram realizados em genomas completos do Sars-Cov-2 de 112 amostras de diversas regiões geográfica­s da Bahia, provenient­es de indivíduos com sintomas clínicos caracterís­ticos, como dificuldad­e de respirar, muito cansaço, SRAG [Síndrome Respiratór­ia Aguda] e pneumonia”, explica Arabela Leal, diretora do Lacen.

De acordo com a Sesab, foram confirmado­s 5.025 novos casos de covid-19 no estado e mais 66 mortes em 24 horas. Esse é o terceiro maior número de registros de novos casos no ano e o maior em fevereiro. Em

2021, apenas nos dias 15 e 16 de janeiro, o estado registrou mais contaminad­os em 24 horas do que ontem.

As 66 mortes ocorreram em diversas datas, porém a confirmaçã­o e registro foram realizados ontem. O número total de óbitos por covid-19 na Bahia é de 11.320 (letalidade de 1,71%).

Dos 660.506 casos confirmado­s desde o início da pandemia, 631.606 são considerad­os recuperado­s e 17.580 encontram-se ativos. Na Bahia, 42.097 profission­ais da saúde tiveram a doença.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil