Correio da Bahia

Rede estadual volta às aulas remotas no dia 15 de março

-

RETORNO O início do ano letivo 2020/2021 na rede estadual de ensino da Bahia está programado para o próximo dia 15 de março, de forma 100% remota. O planejamen­to foi anunciado ontem pelo governador Rui Costa e pelo secretário da Educação, Jerônimo Rodrigues, nas redes sociais.

O plano de retorno conta com três fases: remota, híbrida e presencial. A volta do ensino nos modos híbrido e presencial não tem data prevista e está condiciona­da aos parâmetros sanitários relacionad­os à covid-19 no estado.

Segundo o anúncio, o começo das aulas com atividades remotas irá contemplar todos os alunos da rede estadual. O secretário Jerônimo Rodrigues explicou como foi planejado o início das atividades: “Nós podemos detalhar essas atividades, neste primeiro momento, em três datas. No dia 1º de março, nós chamaremos os profission­ais da educação para se prepararem e, para a divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, nós iniciaremo­s a jornada pedagógica Paulo Freire, fechando um ciclo de planejamen­to e preparação da rede estadual. No dia 15 de março, iniciaremo­s as aulas de forma remota”.

O planejamen­to da Secretaria da Educação do estado prevê a realização dos dois anos letivos, de 2020 e 2021, até o dia 29 de dezembro, com 1.500 horas aula.

A matrícula dos estudantes que já fazem parte da rede estadual de ensino será automática, ou seja, não será preciso se dirigir às unidades escolares ou fazer qualquer tipo de atualizaçã­o cadastral via internet. Para os estudantes que irão ingressar na rede estadual, um calendário específico está em fase de elaboração e será divulgado em breve.

“Nós vamos disponibil­izar canais de comunicaçã­o com a escola, com a Secretaria, com a Ouvidoria, para tranquiliz­ar os pais sobre a matrícula”, acrescento­u Jerônimo.

De acordo com a Secretaria da Educação, foram selecionad­as plataforma­s digitais qualificad­as, cadernos de conteúdo e livros didáticos para garantir o ensino e a aprendizag­em na primeira fase do ano letivo.

“Nós continuare­mos usando a TVE, agora com um canal específico, o Educa Bahia, para que a gente possa deixar permanente, durante todo o dia, as atividades programada­s de educação e as lives que nós achamos importante­s”, afirmou o secretário.

As aulas presenciai­s no estado estão suspensas por decreto até domingo (28).

A rede municipal de ensino de Salvador começou as aulas remotas desde segunda-feira (22). As novidades são o continuum curricular 2020/2021, o aumento do número de canais abertos do Nossa Rede na TV e a expansão das teleaulas para os alunos do Ensino Fundamenta­l I (do 1º ao 5º ano) e da Educação de Jovens e Adultos I (EJA I).

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) renovou a parceria com a TV Aratu para manutenção dos canais

4.2 e 4.3, utilizados para veicular as teleaulas em 2020. Além disso, firmou convênio com a Câmara Municipal de Salvador para inserir mais um canal digital ao Nossa Rede na TV: o 12.3. Cerca de 116 mil alunos estão sendo beneficiad­os com as aulas pela televisão.

No dia 1º de março, chamaremos os profission­ais para divulgação, com maior força, do que nós iremos fazer. No dia 8 de março, iniciaremo­s a jornada pedagógica. E no dia 15 de março, iniciaremo­s as aulas remotas Jerônimo Rodrigues

Secretário estadual de Educação

 ?? ELÓI CORRÊA/GOVBA ?? O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, e o governador Rui Costa no anúncio
ELÓI CORRÊA/GOVBA O secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues, e o governador Rui Costa no anúncio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil