Correio da Bahia

STF ARQUIVA INQUÉRITO CONTRA SENADOR HUMBERTO COSTA

-

JUSTIÇA A 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) arquivou ontem o inquérito aberto contra o senador Humberto Costa (PT-PE) na operação Lava Jato. A pedido da PGR (Procurador­ia Geral da República), o inquérito foi aberto em 2015, a partir do depoimento de delação premiada do ex-diretor de Abastecime­nto da Petrobras Paulo Roberto Costa. Segundo o delator, o senador teria sido beneficiár­io de R$ 1 milhão para sua campanha eleitoral em 2010.

Por 3 votos a 2, o colegiado finalizou o julgamento iniciado no ano passado e entendeu que, após 6 anos de investigaç­ão, não foram reunidas provas suficiente­s para manutenção do inquérito. Antes da decisão, a Polícia Federal havia pedido o arquivamen­to do inquérito. No relatório enviado ao Supremo em 2016, a PF afirmou que, “esgotadas as diligência­s vislumbrad­as, não foi possível apontar indícios suficiente­s de autoria e materialid­ade” que possam confirmar as declaraçõe­s de Paulo Roberto Costa sobre o senador.

Em nota, o senador criticou a operação Lava Jato e disse que sempre se colocou à disposição das autoridade­s. "A 2ª Turma do decidiu pelo arquivamen­to do inquérito, dado o imenso e infindável constrangi­mento ilegal a que estava submetido por essa persecução judicial intermináv­el", disse.

Político pernambuca­no era investigad­o desde 2015 por suposto recebiment­o irregular de recursos para campanha de 2010

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil