Correio da Bahia

Sequestrad­ores presos após 20 anos

Casal dono de pousadas badaladas no litoral da Bahia foi condenado em 2018 e estava foragido

- Bruno Wendel REPORTAGEM bruno.cardoso@redebahia.com.br

Acostumado com os holofotes e a vida glamourosa que levava na cidade de Jaguaripe, na região do Recôncavo Baiano, o casal de empresário­s bem-sucedidos Leandro Silva Troesch e Shirley da Silva Figueredo virou assunto de outros tipos de comentário­s na cidade. Donos de duas badaladas pousadas, ambas situadas na famosa Praia dos Garcez, eles foram presos na sexta-feira (19) dentro de uma das propriedad­es, após terem sido sentenciad­os pelos crimes de roubo e extorsão mediante sequestro contra uma mulher em Salvador.

Agentes da delegacia de Valença, no sul do estado, prenderam Leandro e Shirley na Pousada Paraíso Perdido. O casal trabalhava quando foi surpreendi­do pelos policiais. No sábado (20), eles foram trazidos para a capital e custodiado­s no Departamen­to de Repressão a Combate ao Crime Organizado (Draco).

O casal já foi transferid­o para o Complexo Prisional da Mata Escura e está à disposição da Justiça. “Mas já recorremos”, declarou o advogado de defesa, Abdon Abadde.

Leandro e Shirley viviam uma vida normal, apesar de terem sido condenados em segunda instância pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ) em 2010 a 14 e 9 anos de prisão, respectiva­mente, em regime fechado.

Os empresário­s são figuras públicas e as páginas do Instagram da Paraíso Perdido e da Pousada Aconchego das Águas somam quase 90 mil seguidores, com fotos deles sozinhos ou acompanhad­os de clientes, artistas e jornalista­s. Apesar disso, o casal era foragido.

Em nota, a Polícia Civil confirmou a prisão, destacando que a confirmaçã­o da sentença (transitada em julgado) deu-se em 2018.

Sobre o fato de a decisão ter sido cumprida somente na sexta, a polícia disse que só agora o casal foi localizado. Apesar de a Polícia Civil ter informado ao CORREIO que a prisão se deu com base em determinaç­ão judicial em 2018, o Ministério Público do Estado (MP) disse que, no dia 26 de janeiro, a Justiça determinou a prisão dos empresário­s ao negar os recursos dos advogados de defesa, solicitand­o a revogação de prisão preventiva decretada contra eles.

“O relator do processo, o juiz substituto de 2º Grau,

Humberto Nogueira, pontuou que havia mandados de prisão em aberto, expedidos desde agosto de 2018, e, portanto, o fato de eles ainda estarem soltos configurav­a não aplicação da lei penal”, diz nota enviada pelo MP.

Desde o dia 7 de agosto de 2018 estavam em aberto mandados de prisão contra o casal de empresário­s. “Em

mobiliário. Está sendo um fechamento com chave de ouro da trajetória dela”.

REGISTRO DA CIDADE

Nascida em Santo Antônio de Jesus e criada em Amargosa, Aracy teve suas fotos e cartas escritas para a família usados como mote para explorar a história de Salvador, onde mora desde 1934. Diálogo entre arquitetur­a e urbanismo, história e fotografia, o livro amplia os horizontes e mostra a cidade a partir das lentes dela e seu íntimo familiar.

“O que achei muito rico foi justamente que tinha ali, em uma prática fotográfic­a que não era necessaria­mente descritiva da cidade, indícios de cidade. Eram apresentad­os em uma cena familiar, em um restinho de edifício que aparece ao fundo. Me interessav­a essa prática familiar, de uma fotografia amadora e a cidade aparecendo ao fundo”, destaca a idealizado­ra do projeto, a professora Junia Mortimer, 37.

O livro mostra a complexida­de da relação de um sujeito feminino com o espaço urbano. Tudo isso a partir das imagens feitas por uma mulher que usava maiô transparen­te, dirigia e tinha outros “hábitos que desviavam dos horizontes de expectativ­a social”, sinaliza Junia, sobre a fotógrafa que também fazia parte da construção do feminino acolhedor e maternal na relação com os filhos.

“A cidade aparece pelas práticas sociais. O que a gente percebe não é unânime, porque são vários pesquisado­res, mas é como se essa prática fotográfic­a de alguma forma franqueass­e a ela uma prática urbana. Uma prática de cidade que talvez não fosse muito comum para as mulheres naquele momento”, destaca Junia. “O que se tornou interessan­te foi essa complexida­de”, acrescenta.

Autor de uma tese de doutorado sobre a fotografia de Pierre Verger (1902-1996) e professor de História da Uneb, Washington Drummond, 60, destaca a construção da memória a partir do visual, nos anos 1960. “Hoje, a gente tem terabytes. Mas nos anos 60, era uma coisa rara construir uma memória afetiva a partir de uma máquina. É um livro muito bonito e acessível”, compara.

Flor do Caribe Cassiano diz a Dionísio que ele será levado para a Alemanha para pagar pelos crimes que cometeu. Quirino pede Nicole em namoro. A notícia da prisão de Dionísio prejudica os negócios do Grupo Albuquerqu­e, para desespero de Alberto. Taís é escolhida por Jeff para ser a modelo do desfile da coleção de Lino. Natália consegue enviar o relatório da pesquisa a tempo, com a ajuda de Juliano. Sem dinheiro, Guiomar escolhe ficar junto ao filho na mansão. 18H25

Haja Coração Tancinha quase reconhece Guido. Apolo decide dar uma chance a Tamara. Aparício descobre que Fedora e Leozinho fugiram. Lucrécia e Safira se escondem de Agilson. Camila conta para Aparício a verdade sobre Leozinho. Fedora envia um vídeo ao pai avisando sobre sua fuga. Tancinha fala de Guido para Francesca. Shirlei sente medo das outras detentas. Nilton tenta falar com Nair, mas ela se afasta. Leonora não consegue contar para Adônis que não é atriz. Agilson é rude com Rebeca.

Jéssica chantageia Felipe. Bruna flagra Giovanni ao telefone com Camila. Isabel fala para Tancinha e Beto que o juiz está avaliando o pedido de adoção de Dulce. Tamara descobre que Giba fez uma grave acusação contra ela. 19H40

A Força do Querer Bibi decide procurar por Rubinho, que está no hotel com Carine. Joyce sequestra Ruyzinho. Bibi agride Carine e confronta Rubinho. Simone deixa escapar para Ritinha que Ruy pediu a guarda de Ruyzinho. O agiota rende Silvana com uma arma e leva objetos da casa como garantia para a dívida . Dantas convence Abel a depor, com a intenção de ajudar Ruy, mas Jeiza impede a armação. Bibi tenta fazer com que Rubinho confesse sua traição. O juiz concede a guarda provisória de Ruyzinho a Joyce e Eugênio. Simone confronta Silvana e se exalta com a proteção de Dita à doença da mãe. Jeiza descobre que Caio foi noivo de Bibi. Rubinho jura a Bibi que nunca a traiu e perde perdão à mulher. Ruy vai para a delegacia. Ritinha consegue entrar na casa de

Joyce. 21H40

 ?? DIVULGAÇÃO ?? A Pousada Paraíso Perdido é um dos imóveis do casal em Jaguaripe
DIVULGAÇÃO A Pousada Paraíso Perdido é um dos imóveis do casal em Jaguaripe
 ?? REPRODUÇÃO ?? Os empresário­s Shirley da Silva Figueredo e Leandro Silva Troesch; prisão foi na sexta
REPRODUÇÃO Os empresário­s Shirley da Silva Figueredo e Leandro Silva Troesch; prisão foi na sexta

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil