Correio da Bahia

Memórias de uma pioneira

Fotografia Aracy Esteve Gomes tem acervo registrado em livro com lançamento hoje

-

Mulher que usou biquíni quando nenhuma outra tinha coragem e dirigiu numa época que só os homens faziam isso, Aracy Esteve Gomes, 97 anos, se formou na primeira turma de matemática da Bahia e fez da fotografia um hobby. Parte do seu acervo está reunido no livro Entre Imagem e Escrita: Aracy Esteve Gomes e a Cidade de Salvador (Edufba/ R$ 60), que será lançado hoje, às 10h30.

O evento virtual faz parte do 21º Congresso de Pesquisa, Ensino e Extensão da Universida­de Federal da Bahia, que acontece até sexta-feira com atividades online. Entre elas, um bate-papo mediado pelos organizado­res do livro, Junia Mortimer (PPGAU/Ufba) e Washington Drummond (Pós-Crítica/Uneb), e participaç­ão dos autores Renata Marquez (UFMG), Eduardo Costa (Fauusp) e Breno Silva (IFMG).

“A fotografia era o hobby dela, vivia com a máquina no pescoço. Digo que minha mãe foi matemática por opção e fotógrafa por paixão”, revela a enfermeira Nuria Esteve Gomes, 66, filha de Aracy. Boa parte das imagens feita entre as décadas de 1950 e 1960 estão reunidas no livro que mostra a cidade de Salvador a partir do acervo familiar de Aracy, especifica­mente dos dez álbuns que ela mesma confeccion­ou para os filhos.

“Ficamos envaidecid­os com o livro, porque ela está sendo reconhecid­a, esse pioneirism­o como mulher que começou há tantos anos. Naquela época, era muito difícil galgar algo diferente como fotografar”, lembra Nuria. Seu avô, o espanhol José Esteve, foi quem ensinou Aracy a fotografar. Ele próprio aprendeu a tirar fotos porque queria mandar notícias para a família na Europa.

Sua filha não só aprendeu como criou seu estúdio de revelação dentro de casa, no Barbalho. Aos 90 anos, Aracy teve sua primeira exposição individual na Pinacoteca de São Paulo junto com imagens do pai. Os negativos em vidro e as imagens em preto e branco guardadas em sua casa serviram como fonte de pesquisa para os autores.

“Eles fuçaram tudo, entraram em meus armários”, gargalha o arquiteto Arlindo Esteve Gomes, 70, primogênit­o de Aracy. Ele lembra que nos anos 1950 sua mãe “tinha um carrão e saía por aí tirando foto na Rolleiflex” e “através das fotos, é possível observar um comportame­nto de época”: “Você vê como as pessoas se vestiam, vê arquitetur­as,

 ?? ARACY ESTEVE GOMES/DIVULGAÇÃO ?? A região do Elevador Lacerda na época da urbanizaçã­o pósaterram­ento do Comércio
ARACY ESTEVE GOMES/DIVULGAÇÃO A região do Elevador Lacerda na época da urbanizaçã­o pósaterram­ento do Comércio
 ?? ARACY ESTEVE GOMES/DIVULGAÇÃO ?? A família sempre esteve no foco da baiana
ARACY ESTEVE GOMES/DIVULGAÇÃO A família sempre esteve no foco da baiana
 ?? ACERVO PESSOAL ?? Aracy Esteve Gomes tem 97 anos
ACERVO PESSOAL Aracy Esteve Gomes tem 97 anos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil