Correio da Bahia

Jackson Costa mistura música e poesia online

-

O Teatro Gamboa segue com sua programaçã­o virtual no site www.teatrogamb­oaonline.com.br. A atração de hoje, às 16h, é o concerto musical e poético Concert’Olorim, que terá o grupo Olorim e o ator Jackson Costa, que estará acompanhad­o do filho, Tom Costa.

Jackson, que, além de seu trabalho como ator, se destaca por espetáculo­s ligados à poesia, vai recitar textos de Mailson Furtado, Castro Alves (1847-1871), José Régio (1901-1969) e Sosígenes Costa (1901-1968), entre outros autores. Concert’Olorim alterna momentos de música e outros de poesia e não tem poemas cantados. No ano passado, Jackson já havia apresentad­o o Sarau do Poeta, também no site do Gamboa, que resgatava a musicalida­de dos versos de Caymmi, Gregório de Matos e outros baianos.

A transmissã­o de hoje traz uma novidade: em muitos momentos, em vez de recitar os textos “de cór”, Jackson vai lê-los em um livro. Inicialmen­te, o ator resistiu à ideia: “Gosto de poesias mais dramáticas, gosto de ‘entrar’ na força da palavra. Mas quando você lê, em vez de decorar, você tem que prestar atenção na palavra e não se ‘transforma’ na palavra”.

Mas ele acabou aceitando a nova experiênci­a e há uma razão especial para isso: ele quer exibir o livro e ressaltar a importânci­a desse material como suporte para a literatura. Outro motivo: o tempo para ensaiar tem sido reduzido, uma vez que Jackson tem realizado muitos espetáculo­s online. Além disso, ele está envolvido nos ensaios de uma nova montagem, com Márcio Meirelles, que estreia em março também na internet.

Do baiano Sosígenes Costa, nascido em Brumado, Jackson vai ler os Sonetos Pavônicos, acompanhad­os por música. “Esses textos contêm uma saudade e uma melancolia poética”, observa o ator.

Fará também uma homenagem à avó, que morreu aos 104 anos, na última semana. Para isso, vai ler um texto que Jackson considera poético, embora não tenha a forma clássica de um poema. A autoria é de Levi Venceslau.

Estão abertas até sexta-feira as inscrições para as oficinas gratuitas da 7ª edição do Festival de Cinema Baiano, que acontece entre 15 e 26 de março. As inscrições devem ser feitas em www.linktr.ee/feciba. Nesta edição, serão promovidas as oficinas de Desenho de Produção, com Solange Lima; Roteiro, com Orlando Senna; Direção e as sete artes do cinema, com Cecília Amado; e Produção audiovisua­l para Internet, com Thiago Almasy.

 ?? LÉO COSTA/DIVULGAÇÃO ?? Jackson Costa, com o pandeiro, acompanhad­o do grupo Olorim
LÉO COSTA/DIVULGAÇÃO Jackson Costa, com o pandeiro, acompanhad­o do grupo Olorim

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil