Correio da Bahia

Rosa Weber dá cinco dias para Bolsonaro explicar decretos

-

ARMAS DE FOGO A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu um prazo de cinco dias para o presidente Jair Bolsonaro apresentar informaçõe­s à Corte sobre decretos que flexibiliz­am os limites para compra e estoque de armas e

cartuchos. Os decretos presidenci­ais foram contestado­s por quatro partidos da oposição: PT, PSB, PSOL e Rede Sustentabi­lidade.

Para o PT, além de "atentar contra a vida e a segurança da sociedade brasileira", a ampliação do acesso a armas e munições também representa "claro risco ao monopólio do uso legítimo da força, dando oportunida­de para a criação de milícias armadas e grupos paramilita­res".

Na avaliação da Rede, as medidas violam o princípio da separação dos Poderes e o regime democrátic­o, pois o Planalto teria assumido uma função do Legislativ­o ao decidir sobre política pública envolvendo porte e posse de armas de fogo. O PSB, por sua vez, alega ao Supremo que os decretos "colocam em risco a segurança da coletivida­de, ao facilitar o acesso a arma de fogo, além de excluir a fiscalizaç­ão por parte do Comando do Exército sobre determinad­os armamentos".

Entre as mudanças anunciadas pelo governo estão o aumento, de quatro para seis, do número máximo de armas de uso permitido para pessoas com Certificad­o de Registro de Arma de Fogo e dispensa da necessidad­e de registro junto ao Exército dos comerciant­es de armas de pressão (como armas de chumbinho).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil