Correio da Bahia

Vacina da Johnson é eficaz com uma dose, atesta agência dos EUA

-

COVID-19 A vacina da Johnson & Johnson contra a covid-19 foi considerad­a eficaz mediante dose única pela Agência de Alimentos e Medicament­os (FDA) dos Estados Unidos, o que é um diferencia­l na comparação com as das demais fabricante­s, que precisam de duas doses.

A informação foi publicada ontem em um relatório elaborado pelo comitê de especialis­tas da FDA.

A eficácia da vacina é de 85,9% contra as formas graves da doença nos Estados Unidos, 81,7% na África do Sul e 87,6% na América Latina, segundo a agência de notícias France Presse

(AFP). Os números em diferentes países são importante­s devido à existência de variantes do coronavíru­s, e eles indicam que a eficácia do imunizante se estende a essas cepas. Entre os latinos, os testes foram realizados no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru.

O produto, batizado de Janssen, teve eficácia média de cerca de 66% contra as versões moderadas e graves da doença, segundo estudo de fase 3 conduzido pela farmacêuti­ca. A proteção, no entanto, variou em cada uma das regiões em que os testes foram realizados, tendo sido de 72% nos Estados Unidos, 66% na América Latina e 57% na África do Sul.

No relatório, a equipe da FDA afirmou que não houve sinais de riscos de segurança para grupos específico­s, mas destacou que aguarda análises adicionais para avaliar se a fórmula do imunizador funciona para casos assintomát­icos da enfermidad­e.

A agência decidirá nos próximos dias se concede autorizaçã­o para uso emergencia­l do imunizante em solo americano, o que é esperado que aconteça diante dos resultados.

O documento serve de base para a reunião de um comitê médico da FDA, que avaliará os dados amanhã. Se o grupo der parecer favorável, caberá à cúpula da agência conceder a autorizaçã­o, o que pode ocorrer já no final de semana.

As famosas Cataratas do Niágara, na divisa entre Canadá e Estados Unidos, tiveram parte de suas águas congeladas por causa do frio. O fenômeno tem se tornado mais frequente: esta é a quarta vez desde 2014. FOTO: NIAGARAPAR­KS.COM/DIVULGAÇÃO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil