Correio da Bahia

Investigaç­ão anterior revelou cartel de venda de placas

-

A outra operação que colocou o Detran nas manchetes policiais nesse mês foi a que revelou o Cartel das Placas. O esquema envolveu empresas credenciad­as pelo Detran para prestação de serviço de venda de placas de veículos em Salvador. Ao final da operação, duas pessoas foram presas preventiva­mente e foram apreendido­s um total de R$ 593 mil em espécie e cheques, dez celulares, cinco notebooks, dois ipads, uma CPU e diversos documentos. No total, 13 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

Apesar do Detran informar que existem 29 empresas cadastrada­s para ofertar o serviço na cidade – em toda a Bahia são 273 -, a operação mostrou que empresário­s do ramo teriam se unido para formar um cartel, usando várias empresas em nomes de laranjas e familiares. O esquema funcionava há mais de 30 anos.

Há indícios de que membros dessa organizaçã­o criminosa teriam o costume de cobrar uma quantia consideráv­el a empresário­s interessad­os em credenciar suas empresas no ramo de estampamen­to, além de alterar no sistema a escolha da empresa feita pelo consumidor no momento da compra, a fim de direcioná-lo para as participan­tes do conluio.

Segundo informaçõe­s da coluna Satélite, do CORREIO, o esquema rendia um lucro anual de ao menos R$ 5 milhões para a rede de empresas suspeitas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil