Correio da Bahia

Supremo se opõe a proposta que 'blinda' parlamenta­res

-

JUSTIÇA A articulaçã­o do Congresso para blindar os parlamenta­res após a prisão do deputado bolsonaris­ta Daniel Silveira (PSL-RJ) colocou a Câmara em rota de colisão com o Supremo Tribunal Federal (STF). Nos bastidores da Corte, a proposta de emenda à Constituiç­ão - que reduz o poder dos magistrado­s de definir como e onde os parlamenta­res

ficam presos em casos de flagrantes - é considerad­a "um absurdo", que pode levar à impunidade. O presidente da Câmara, Arthur Lira (Progressis­tas-AL), disse que cabe ao Parlamento definir "um roteiro claro e preciso para o atual vácuo legal" sobre o tema.

Na avaliação de integrante­s do Supremo, os parlamenta­res estão usando o caso de

Silveira para tentar garantir total impunidade e se livrar da Justiça. O deputado está preso há nove dias, após xingar ministros do STF e fazer apologia do Ato Institucio­nal n º 5 (AI-5), o mais duro da ditadura militar. A prisão foi determinad­a pelo ministro Alexandre de Moraes e confirmada depois por unanimidad­e pelo plenário do tribunal e pela própria Câmara.

A reportagem apurou que Moraes conversou com Lira por telefone sobre a "PEC da Blindagem". Integrante­s da Corte dão como certo que a medida logo deve ser alvo de ação na Justiça, cabendo ao próprio Supremo analisar a sua tramitação e legalidade. Dessa forma, os ministros evitaram se manifestar publicamen­te para criticar a proposta da Câmara.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil