Correio da Bahia

Conjunto Penal de Jequié tem surto de covid: 54 infectados

-

SUPERLOTAÇ­ÃO Dos 138 presos do regime semiaberto no Conjunto Penal de Jequié, no sudoeste do estado, 54 estão infectados pela covid-19. O surto começou no último dia 19, quando 22 internos de um único módulo testaram positivo para a doença. A unidade tem o total de 612 internos e é destinada ao recolhimen­to de presos de ambos os sexos – 584 são homens –, condenados ao cumpriment­o de pena em regimes fechado e semiaberto, e, excepciona­lmente, de presos provisório­s.

A Secretaria de Administra­ção Penitenciá­ria e Ressociali­zação (Seap) confirmou o surto e disse que apenas um está em estado grave e foi encaminhad­o ao Hospital Geral Prado Valadares para atendiment­o especializ­ado.

A denúncia foi feita na manhã de ontem pelo Sindicato dos Servidores Penitenciá­rios da Bahia (Sindpeb), que tomou conhecimen­to do surto a partir da contaminaç­ão de três policiais penais da unidade. “A situação é preocupant­e não só para os internos, como para os policiais penais e demais servidores. Concluímos as nossas inspeções nas unidades prisionais e em todas elas constatamo­s que os trabalhado­res sofrem com a falta de material de higiene, EPIs , jalecos e máscaras”, disse o presidente do Sindpeb, Reivon Pimentel.

Desde o início da pandemia, 60 trabalhado­res, entre agentes penais e servidores, já foram infectados nessa unidade. O Conjunto Penal de Jequié conta com oito módulos e o foco de covid-19 ocorreu no módulo III. A unidade foi projetada para abrigar 416 internos – um excedente de 196 presos.

Ainda de acordo com o Sindpeb, os primeiros casos acontecera­m no dia 17, mas foi no dia 19 que a direção da unidade resolveu fazer um testagem em massa no módulo e, de imediato, 22 tiveram os resultados confirmado­s.

Reivon Pimentel acredita que a contaminaç­ão aconteceu durante as visitas. Por conta da pandemia, o acesso de parentes aos presos era feito de forma reduzida. “As visitas, que tinham sido proibidas no início da pandemia, vinham sendo realizadas regularmen­te, apesar de um número menor de parentes. Mas no dia 16 deste mês todas as visitas aos internos foram suspensas, conforme decreto do secretário. No entanto, a contaminaç­ão se deu antes, houve o período de incubação e estourou agora”, declarou o presidente do Sindpeb.

A Seap se pronunciou em nota: “Como contempla o nosso Plano de Contingênc­ia para o SARs-Cov-2, os custodiado­s que positivara­m foram imediatame­nte isolados num pavilhão específico, para evitar novos contágios”.

A secretaria disse ainda que os internos infectados estão sendo acompanhad­os e tratados conforme “preconiza os protocolos das agências sanitárias e órgãos de saúde”. “Os familiares dos custodiado­s estão sendo informados pelo serviço social da Unidade, sobre o estado de saúde de cada contaminad­o”, disse a pasta.

Presidente do Sindpeb

A situação é preocupant­e não só para os internos, como para os policiais penais e demais servidores, que sofrem com a falta de material de higiene, EPIs , jalecos e máscaras Reivon Pimentel

 ?? DIVULGAÇÃO ?? Presos são encaminhad­os para uma ala reservada aos infectados
DIVULGAÇÃO Presos são encaminhad­os para uma ala reservada aos infectados

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil