Correio da Bahia

Filas, fé e esperança na retomada da vacinação

Pandemia Idosos de Salvador madrugaram para garantir a imunização contra o novo coronavíru­s

-

A retomada do processo de vacinação contra a covid-19 provocou uma nova corrida aos postos de imunização, ontem. No 5º Centro de Saúde Clementino Fraga, no Vale dos barris, 30 minutos antes do início da vacinação, marcado para às 8h, a fila estava passando das imediações do Hospital Santo Amaro. O aposentado José Antônio Pereira, 83 anos, trabalhou 37 anos como enfermeiro e foi um dos primeiros a se proteger.

"Eu não via a hora de chegar a minha vez de me vacinar. Finalmente chegou. As pessoas precisam se proteger o quanto antes. Não tem que ter medo da vacina, tem é que se proteger", contou. O filho dele, o artista plástico Adilson Guedes, contou que José Antônio estava há cerca de um ano sem sair de casa. O idoso mora próximo de outro filho, no bairro da Santa Cruz. Além de acompanhar o pai na vacinação, Guedes construiu uma vacina gigante em uma homenagem aos trabalhado­res da saúde.

"É uma injeção de ânimo e de esperança, e de fé de que essa pandemeia vai passar. É uma homenagem e, ao mesmo tempo, um incentivo para que as pessoas se vacinem porque só a vacina pode nos proteger nesse momento", disse.

No 5º Centro, o primeiro paciente contou que chegou por volta das 5h30. Já no posto montado no estacionam­ento do supermerca­do Atacadão Atakarejo, em Fazenda Coutos, a primeira pessoa da fila chegou às 6h, mas a vacina atrasou quase 1h para chegar e a imunização começou por volta das 9h. Nesse momento, havia cerca de 30 carros na fila.

Ontem, as doses foram aplicadas apenas em idosos a partir de 83 anos. Hoje será a vez dos idosos com idade igual ou acima de 82 anos. Na segunda-feira (1º), serão beneficiad­as as pessoas com 81 anos ou mais. Em seguida, na terça-feira (2), será a vez dos idosos a partir dos 80 anos.

O cronograma foi possível devido à chegada de um novo lote com 29.850 doses à capital baiana, anteontem. Produzidos pela Oxford, os imunizante­s foram encaminhad­os para armazename­nto no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Av. Vasco da Gama.

Na semana passada, o prefeito Bruno Reis atualizou os números durante a entrega de uma unidade de saúde em Valéria. São 23.698 idosos de 80 a 84 anos em Salvador e apenas 6.706 deles foram protegidos até o momento. Os dados podem estar desatualiz­ados porque, inicialmen­te, havia 6 mil pessoas com 90 anos ou mais cadastrado­s no sistema, mas foram imunizadas 9 mil. Havia 10 mil entre 85 a 90 anos, mas 13 mil comprovara­m ter essa idade e foram protegidas.

 ??  ??
 ?? MARINA SILVA ??
MARINA SILVA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil