Correio da Bahia

CHEIRO DE CAMPEÃO

Série A Flamengo levanta a taça mesmo perdendo do São Paulo no último jogo, graças a empate do Internacio­nal

- Giuliana Mancini REPORTAGEM giuliana.mancini@redebahia.com.br

Foi com requintes de crueldade, sofrimento até o fim e com muita, muita sorte, mas o Flamengo é bicampeão brasileiro consecutiv­o. O rubro-negro assegurou o título mesmo perdendo para o São Paulo por 2x1, ontem, no Morumbi. Isso porque o Internacio­nal só empatou com o Corinthian­s no Beira-Rio por 0x0 e, sem fazer o dever de casa, amargou o vice com um ponto atrás: 71 a 70.

Contra o tricolor paulista, o Flamengo dependia apenas de suas próprias forças para levantar a taça pelo segundo ano seguido. Mas viu uma noite de atuação apagada de seu ataque, somada a uma grande falha do jovem goleiro Hugo Souza, que rendeu o segundo gol ao São Paulo, feito por Pablo. Antes, Luciano já tinha aberto o placar. Bruno Henrique descontou. Com a vitória, o anfitrião se classifico­u para a fase de grupos da Libertador­es.

Essa é a segunda vez que o Flamengo conquista o título por dois anos seguidos. A primeira foi nos Brasileirõ­es de 1982 e 1983, quando tinha o atacante Nunes em seu elenco. Foi ele, aliás, o responsáve­l por entregar a taça ao elenco atual. Na era dos pontos corridos, desde 2003, apenas o São Paulo (2006, 2007 e 2008) e o Cruzeiro (2013 e 2014) haviam sido campeões em sequência.

Ao todo, são sete troféus do Fla, oficialmen­te. No entanto, para a nação rubro-negra, esse é o octocampeo­nato. Isso porque os torcedores consideram o título de 1987.

TESTE PARA CARDÍACO

O rubro-negro queria a vitória para ser campeão tranquilam­ente, mas o cenário não foi nem um pouco assim.

Mesmo com posse de bola e mais finalizaçõ­es, não conseguia criar chances claras.

Já o São Paulo, em sua única finalizaçã­o no primeiro tempo, abriu o placar, em cobrança de falta de Luciano aos 49 minutos.

Enquanto isso, no Beira-Rio, um pênalti e um gol anulados do Internacio­nal assustaram a torcida flamenguis­ta, mas logo se tornaram alívio.

O segundo tempo foi ainda mais nervoso. Após cobrança de escanteio de Arrascaeta na área, Gustavo Henrique desviou para o meio e Bruno Henrique cabeceou para empatar, aos 5 minutos. Só que, aos 13, Hugo saiu errado, Daniel Alves aproveitou a falha e tocou para Pablo, que mandou com tranquilid­ade para o gol, recolocand­o o São Paulo na frente do placar.

Nos mais de 30 minutos restantes até o apito final, o Flamengo tentou a todo custo o gol. Tiveram cruzamento­s na área, finalizaçõ­es perigosas, e o placar persistiu em 2x1 até o fim.

Com a derrota sacramenta­da, coube ao Flamengo torcer pelo Corinthian­s. Mas foi o Inter que balançou as redes, nos acréscimos: Cuesta cruzou na área pela esquerda e Edenílson recebeu e mandou para o fundo da rede. O bandeira marcou impediment­o, confirmado pelo VAR. No Morumbi, os jogadores rubro-negros assistiam ao jogo por celulares. Assim que aconteceu o apito final em Porto Alegre, começou a comemoraçã­o em São Paulo.

SÃO PAULO | TIAGO VOLPI, DIEGO, ARBOLEDA E BRUNO ALVES; IGOR VINÍCIUS (GALEANO), LUAN (HERNANES), TCHÊ TCHÊ, DANIEL ALVES E WELLINGTON (GABRIEL SARA); LUCIANO (IGOR GOMES) E PABLO (TRÉLLEZ) TÉCNICO MARCOS VIZOLLI

FLAMENGO | HUGO SOUZA, ISLA (MATHEUZINH­O), RODRIGO CAIO, GUSTAVO HENRIQUE E FILIPE LUÍS; DIEGO (JOÃO GOMES), GERSON, ÉVERTON RIBEIRO E ARRASCAETA; BRUNO HENRIQUE E GABIGOL (PEDRO) TÉCNICO ROGÉRIO CENI

ESTÁDIO | MORUMBI GOLS | LUCIANO, AOS 49 MINUTOS DO 1º TEMPO; BRUNO HENRIQUE, AOS 5, E PABLO, AOS 13 DO 2º TEMPO CARTÃO AMARELO | ARBOLEDA, IGOR VINÍCIUS, LUCIANO, TCHÊ TCHÊ, DANIEL ALVES, WELLINGTON; GABIGOL, ÉVERTON RIBEIRO E ARRASCAETA ÁRBITRO | RODOLPHO TOSKI MARQUES, AUXILIADO POR IVAN CARLOS BOHN E VICTOR HUGO IMAZU DOS SANTOS (TRIO DO PR)

 ?? ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO ?? Jogadores do Flamengo vibrando no Morumbi; beneficiad­o pelo empate do Internacio­nal, time é campeão mesmo com derrota para o São Paulo
ALEXANDRE VIDAL/FLAMENGO Jogadores do Flamengo vibrando no Morumbi; beneficiad­o pelo empate do Internacio­nal, time é campeão mesmo com derrota para o São Paulo
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil