Correio da Bahia

Os bastidores da política baiana

-

jairo.junior@redebahia.com.br

@satelite

e faz ameaças dizendo que se a mãe dele morrer a culpa será dos profission­ais e que eles responderã­o por homicídio.

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informou que, com o agravament­o da pandemia do coronavíru­s em Salvador, os desafios dos profission­ais da saúde se multiplica­ram, e que nos últimos dias, médicos, técnicos, enfermeiro­s e equipes de atendiment­o, estão sendo vítimas de constantes ameaças, constrangi­mentos, ações de violência, e agressões físicas e verbais.

Os casos têm acontecido principalm­ente nos postos e drives de vacinação contra a covid-19, como nesse episódio do Parque de Exposições, e que duas situações mais graves de agressões contra profission­ais foram registrado­s pela Secretaria.

“A pasta tomou as devidas providênci­as judiciais que estão sendo apuradas pela polícia e repudia veementeme­nte as agressões sofridas por nossos colaborado­res, empenhados no trabalho de salvar vidas, e se solidariza com suas equipes e familiares”, diz a nota.

A SMS termina frisando que agredir servidor público é crime e citando artigos do Código Penal que classifica­m ameaça, constrangi­mento ilegal, lesão corporal, e desacato como crimes puníveis com detenção ou multa.

Para a TV Bahia, o homem disse que ficou nervoso porque era o segundo dia que procurava vacina para a mãe dele e que não conseguia. Ele disse que foi orientado a procurar atendiment­o ontem e que só foi informado de que isso não seria possível depois de passar algumas horas aguardando na fila.

BOLETIM DIÁRIO A Bahia registrou 114 mortes e 3.397 novos casos de covid-19 (taxa de cresciment­o de

+0,5%) em 24h, de acordo com boletim divulgado ontem pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Esse é o segundo maior número de mortes registrada­s no estado desde o começo da pandemia, atrás apenas dos 137 da última sexta (26). Com isso, após dois dias abaixo dos 100 óbitos, a Bahia volta a ter a tendência de alta da última semana, quando registrou entre quinta (25) e sábado (27) mais de 100 mortes em cada um desses três dias.

Das 114 mortes, 101 ocorreram em 2021. O número total de óbitos por covid-19 na Bahia é de 12.028, representa­ndo uma letalidade de 1,74%. Dos 689.454 casos confirmado­s desde o início da pandemia, 658.229 já estão recuperado­s, e 19.197 encontram-se ativos. A taxa de ocupação das UTIs no estado é de 81%, com 958 pacientes internados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil