Correio da Bahia

Ação pede circulação de 100% dos ônibus em Salvador

-

Petição do Ministério Público da Bahia (MP-BA), protocolad­a ontem, pede à Justiça que determine a circulação de 100% da frota de ônibus do sistema de transporte coletivo de Salvador nos horários de pico: 5h às 8h, 8h às 12h e 15h às 21h.

Segundo o pedido, a cidade conta hoje com apenas 83,19% dos ônibus circulando, conforme informaçõe­s da Secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Ainda segundo o MP-BA, há relatos da população de superlotaç­ão dos coletivos.

A petição foi protocolad­a pelos coordenado­res do GT Coronavíru­s, promotores Rita Tourinho e Rogério Queiroz. Eles destacaram, ainda, que a circulação integral da frota deve ser por toda a cidade e não apenas nas estações de transbordo.

O pedido foi realizado no processo da ação civil pública ajuizada pelo MP em 5 de outubro de 2020, quando já se solicitava a circulação integral da frota da capital. Os promotores apontaram que a Justiça até hoje não decidiu sobre a ação, apesar do município ter apresentad­o resposta, como foi condiciona­do para apreciação da liminar. Segundo eles, tampouco houve reagendame­nto da audiência de conciliaçã­o, por duas vezes adiada.

“Quem está pagando o preço dessa inércia judicial é a população de Salvador, onde os leitos hospitalar­es destinados ao tratamento de pacientes contaminad­os pela covid-19 estão constantem­ente lotados”, afirmaram os promotores.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil