Correio da Bahia

Academia fechada, orla lotada

-

O sol vai se escondendo e as pessoas vão aparecendo. Quando chega às 16h, a orla de Salvador abandona o vazio e vai, aos poucos, recebendo mais e mais visitas. Às 17h, já começa um vai e vem frenético de gente praticando exercícios físicos. A cada piscada de olho, mais e mais pessoas. Tem aquelas que preferem a caminhada, outras que são mais amigas da corrida e ainda há quem se dê bem mesmo com as bikes. Seja acompanhad­o ou sozinho, com as academias fechadas, muita gente resolveu ocupar as ruas para se exercitar.

A medida restritiva, adotada pelo governo do estado, foi publicada na edição de quarta-feira do Diário Oficial do Estado, com o objetivo de conter a disseminaç­ão da covid-19. Mas, se não tem aglomeraçã­o nas academias, tem ao longo da orla da cidade. As regiões da Pituba, Itapuã e Barra são as campeãs. E nem todo mundo que passa usa máscara, muito pelo contrário. Grande parte passa sem a máscara ou com ela abaixada, cobrindo o queixo.

Na frente do Farol da Barra, foi montado um ponto de controle vistoriado pela Guarda Municipal. A placa orienta: “Uso obrigatóri­o de máscara”. Quando o movimento de pessoas se intensific­ou no final da tarde de ontem, os agentes passaram a abordar quem passava sem utilizar o equipament­o de proteção; solicitava­m o uso e forneciam para aqueles que não tinham em mãos.

A estudante Aline Lima, de 34 anos, diz ter receio das aglomeraçõ­es nas ruas e prefere horários mais vazios para realizar sua caminhada, já que nem todo mundo usa máscara. Ela estava frequentan­do uma academia de ginástica no ano passado, mas optou por deixar de ir. “Quando a pandemia melhorou um pouco, eu comecei a fazer academia. Mas, depois das festas de final de ano, começou a aglomerar, as academias ficaram cheias e eu resolvi sair. Eu fiquei com medo e achei que ao ar livre seria uma alternativ­a melhor”, explica ela.

O taxista Éder Ferreira, 39, é fã de carteirinh­a das academias, vai todos os dias, e diz que vai sentir falta da rotina de exercícios. Como alternativ­a, ele optou por correr na orla da Barra, mas diz que não é a mesma coisa. “Vou ficar dando meu trotezinho aqui até a academia voltar, porque não substitui, lá dá para fazer outros exercícios e tem os aparelhos”, explica ele.

Ferreira discorda da decisão de fechamento

 ?? NARA GENTIL ?? Pôr do sol é lindo, mas se exercitar sem máscara, não
NARA GENTIL Pôr do sol é lindo, mas se exercitar sem máscara, não

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil