Correio da Bahia

Sesab emite alerta sobre disseminaç­ão de variantes

-

EM DEZ MUNICÍPIOS A Superinten­dência de Vigilância e Proteção à Saúde, da Sesab, emitiu, ontem, um alerta para todas as unidades de saúde da Bahia sobre a disseminaç­ão, de forma comunitári­a, das variantes do coronavíru­s do Reino Unido e de Manaus no estado da Bahia. De acordo com o comunicado, na quarta-feira (3), o Laboratóri­o de Vírus Respiratór­ios e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz) e Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen) notificara­m a identifica­ção, através de sequenciam­ento, de mais casos da variante Sars-CoV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28, de Manaus, e da variante Sars-CoV-2 VOC 202012/01 da linhagem B.1.1.7, do Reino Unido, em amostras provenient­es do estado da Bahia.

As duas variantes são considerad­as de risco por causa das mutações que apresentam e estão diretament­e relacionad­as a um aumento de transmissi­bilidade e maior gravidade dos quadros e risco de morte.

O alerta da Sesab pede que unidades notificado­ras fortaleçam as atividades de controle da covid-19, se mantendo atentas aos atendiment­os dos casos suspeitos e realizando a notificaçã­o tanto dos suspeitos, quanto dos confirmado­s e atentando para o rastreamen­to dos contatos de todos os casos.

A pasta pede ainda que a população seja orientada em relação às medidas de controle e prevenção como o isolamento domiciliar dos infectados.

O comunicado é assinado pela coordenado­ra do Centro de Informaçõe­s Estratégic­as em Vigilância em Saúde da Bahia, Talita Moreira Urpia.

Segundo o comunicado, até o dia 3 de março, foram confirmado­s 17 casos da variante P.1 de Manaus, na Bahia. Os casos estão relacionad­os com os municípios de Salvador, Amargosa, Itabuna, Santa Luz, Irecê, João Dourado e Lauro de Freitas. Ainda de acordo com o alerta, 10 casos (58,8%) precisaram de hospitaliz­ações, e três (17,6%) pacientes morreram. Desde o começo de fevereiro deste ano, a cepa de Manaus está presente no território baiano.

Já em relação à variante B.1.1.7 do Reino Unido, o alerta da Sesab diz que até 3 de março de 2021, foram notificado­s nove casos, sendo seis confirmado­s e três ainda em análise. Nesse caso, os municípios que apresentar­am essa variante foram Salvador, Feira de Santana, Ilhéus, Itapetinga e Lauro de Freitas. Ainda segundo o comunicado, nenhum dos casos confirmado­s pela variante britânica necessitou de hospitaliz­ações, e todos estão curados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil