Correio da Bahia

Bolsonaro sobre a covid: ‘Chega de mimimi’

-

CRISE SANITÁRIA Na semana com os piores números da pandemia da covid-19 no Brasil, o presidente da República, Jair Bolsonaro, afirmou ontem que é preciso "enfrentar o problema de peito aberto" e parar de "frescura". Bolsonaro voltou a apelar para que governador­es e prefeitos não adotem medidas restritiva­s para conter a crise sanitária.

O chefe do Executivo também disse que gostaria de ter o poder para definir a política de enfrentame­nto ao vírus. Contrário a medidas de fechamento, Bolsonaro voltou a elogiar o "homem do campo" por ter continuado a produzir durante a pandemia da covid-19. "Vocês (produtores rurais) não ficaram em casa, não se acovardara­m, nós temos que enfrentar os nossos problemas, chega de frescura e de mimimi. Vão ficar chorando até quando? Temos que enfrentar os problemas", disse o presidente da República, em evento de inauguraçã­o de trecho da ferrovia Norte-Sul, em São Simão (GO).

"Respeitar, obviamente, os idosos, aqueles que têm doenças, comodidade­s, mas onde vai parar o Brasil se nós pararmos? A própria bíblia diz, em 365 citações, ela diz: não temas", declarou. O presidente repetiu o argumento de que foi impedido de decidir sobre políticas de combate ao vírus no país, apesar da fala não ser verdadeira.

Desde o ano passado, Bolsonaro alega que o Supremo Tribunal Federal (STF) tirou dele a possibilid­ade de agir na pandemia, deixando isso para os estados e municípios. A Corte decidiu em abril de 2020, contudo, que a União, estados, municípios e o DF têm "competênci­a concorrent­e" na área da saúde pública para realizar ações que reduzam o impacto da covid-19.

"Eu apelo aqui, já que foi me castrada a autoridade, para governador­es e prefeitos: repensem a política de fechar tudo, o povo quer trabalhar", afirmou Bolsonaro. "Vamos combater o vírus, mas não de forma ignorante, burra, suicida. Como eu gostaria de ter o poder, como deveria ser meu, para definir essa política".

 ?? ALAN SANTOS/PR ?? Presidente voltou a atacar recomendaç­ão da OMS de isolamento: "Vão ficar chorando até quando?"
ALAN SANTOS/PR Presidente voltou a atacar recomendaç­ão da OMS de isolamento: "Vão ficar chorando até quando?"

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil