Correio da Bahia

A poucas horas do colapso na saúde

Taxa de ocupação de Salvador está em 84% e UPAs têm 175 pessoas esperando regulação

- Gil Santos REPORTAGEM gilvan.santos@redebahia.com.br

Salvador fechou a quinta-feira com 175 pessoas aguardando vaga nas Unidades de Pronto Atendiment­o (UPAs), sendo 99 pacientes de covid-19. De acordo com o prefeito Bruno Reis, se todas forem transferid­as de uma vez, a cidade vai chegar bem perto do colapso no sistema de saúde. Na última atualizaçã­o, às 18h de ontem, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ocupação de 84%. Na Bahia, segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a taxa de ocupação de leitos de covid-19 também é de 84%.

“Estamos no limite dos respirador­es. A população precisa se conscienti­zar e adotar as medidas de proteção ou o colapso pode acontecer nas próximas horas. Nesta sexta-feira, vamos inaugurar uma nova tenda, com dez leitos, ao lado da UPA dos Barris. Estamos ampliando o número de leitos no Hospital Salvador e vamos inaugurar um hospital de campanha em Itapuã. Depois disso, não há perspectiv­a de criação de novos leitos a curto prazo”, disse.

Reis anunciou que 29 respirador­es são aguardados paexplicou ra os próximos dias - o Ministério da Saúde deve encaminhar 15 deles até amanhã. Outros oito equipament­os foram comprados pela prefeitura através de uma contrapart­ida do supermerca­do Assaí. Os seis respirador­es restantes estavam no Instituto Baiano de Ortopedia e Traumatolo­gia (Insbot) e foram conseguido­s através de ordem judicial.

O prefeito afirmou que a situação é crítica e que existe possibilid­ade de colapso nas próximas horas: “Quando esses pacientes forem regulados, a gente chega a 100%. Nós estamos em pré-colapso, tendo em vista a quantidade de pessoas que estão aguardando leito”.

Nesta quinta-feira, 61 pacientes adultos e três crianças estavam nas UPAs aguardando por um leito clínico, e outras 53 pessoas esperavam por uma vaga em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Quarta foram realizadas 71 transferên­cias das UPAs para hospitais e unidades de atendiment­o exclusivo de covid.

REFORÇO

A situação da rede privada também está crítica. No último final de semana, quatro hospitais atingiram a capacidade máxima de atendiment­o para casos de covid-19. Apesar de esse percentual alternar a cada dia, o prefeito que os números permanecem altos nessas unidades e que existem pacientes aguardando por leitos.

Com as UPAs lotadas, a prefeitura decidiu transforma­r as Unidade de Saúde da Família (USF) de Itapuã, Imbuí, Pirajá e IAPI em unidades de atendiment­o exclusivo para covid. Além disso, o Pronto Atendiment­o do Marback está sendo ampliado para ajudar na demanda.

“Infelizmen­te, os números não cedem. Nossa expectativ­a é de que a partir do final de semana eles possam cair. Estamos viabilizan­do novos leitos, recebemos insumos que foram doados, como bombas de infusão, respirador­es e monitores, e pretendemo­s colocar em uso já no Hospital Salvador. O Governo do Estado também tem feito um esforço para antecipar o início das atividades do hospital de campanha da Arena Fonte Nova para que a gente possa evitar o colapso”, disse.

O prefeito voltou a pedir que a população colabore com as ações, saindo de casa apenas para trabalhar, mantendo uso de máscara e distanciam­ento social. As atividades não essenciais já estão suspensas, mas ele afirmou que decisões mais duras podem ser tomadas.

“Salvador já investiu R$ 752 milhões no enfrentame­nto da pandemia, ou seja, estamos chegando à casa de R$ 1 bilhão. Imagine o que nós poderíamos fazer com esses recursos em nossa cidade. Salvador está fazendo um esforço hercúleo. Todos os hospitais que tinham disponívei­s na cidade nós já locamos ou requisitam­os administra­tivamente”, garantiu.

Os hospitais Itaigara Memorial e o Santa Clara foram alugados pelo município. Outras duas unidades, o Sagrada Família e o Hospital Salvador também foram requisitad­os administra­tivamente, e um hospital de campanha está sendo montado, em Itapuã. Esse último está previsto para ser entregue na próxima semana.

O Hospital Salvador está passando por reformas para a ampliação da capacidade de atendiment­o, serão 40 leitos de UTI e 120 clínicos. Já o Hospital de Campanha de Itapuã terá 10 acomodaçõe­s de UTI e 40 de enfermaria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil