Correio da Bahia

Rodoviário­s maiores de 18 anos começam a ser vacinados

-

Agora começo ficar mais tranquilo para transporta­r a população. Espero poder tomar a segunda dose. Isso é uma conquista muito grande para a categoria José Santos Motorista

PRIORIDADE­S O que mais cabe num frasco 2,5 ml? Além da vacina contra o coronavíru­s, a esperança de dias melhores para uma categoria que desde o início da pandemia, em março do ano passado, vem rodando Salvador na companhia do medo. “Era muita tensão. Perdemos muitos colegas para a covid-19. Essa dose traz alívio para a categoria e para todos que isso vai passar”, declarou o motorista de ônibus José Santos Rocha, 45 anos, no sábado, após receber a primeira dose da Astrazenec­a no 5° Centro de Saúde (Barris).

Em cumpriment­o a uma decisão judicial, os rodoviário­s com idade igual ou superior a 18 passaram a ser vacina contra a covid-19 neste sábado. Para ter acesso ao imunizante, os rodoviário­s precisam estar cadastrado­s no site da Secretaria Municipal da Saúde e, no ato da vacina, apresentar documento oficial de identifica­ção com foto e cópia do último contracheq­ue.

Foi na carona da moto do sobrinho que José Santos chegou para ser vacinado. Ele estava de folga e não precisou pegar fila. “Estava em casa e aproveitei logo para me imunizar desta terrível doença. Agora começo ficar mais tranquilo para transporta­r a população. Espero poder tomar a segunda dose. Isso é uma conquista muito grande para a categoria”, disse ele, que tomará a próxima dose dia 6 de agosto.

José trabalha na linha Barra/Lapa. Ele descreveu como era transporta­r as pessoas antes de ser vacinado. “Era terrível. Uma inseguranç­a. A gente trabalhava apavorado. Os ônibus só andam lotados. Só ontem foram 491 passageiro­s transporta­dos”, contou. O motorista de Augusto Madureira, 45, recebeu a primeira dose na drive da FTC. “É um alívio, mas totalmente tranquilo só com a próxima agulhada”, brincou.

Drive thru promovido ontem pelos projetos Patrulha do Bem, Um gesto de amor salva uma vida, Sol Nascente e Malcolm X, o Banquete na Mesa de Uma Mãe arrecadou 3,5 toneladas de alimentos que serão repassadas a cerca de mil famílias. A ação é conduzida por mulheres que abrem mão do Dia as Mães para ajudar outras mulheres FOTO DE WENDEL DE NOVAES

POLÍTICA AMEAÇADA A ministra Damares Alves, titular do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), estará hoje na cidade de Cachoeira para acompanhar a investigaç­ão de denúncias de ameaça de morte à prefeita, Eliana Gonzaga (Republican­os). Damares integra uma comitiva de autoridade­s do Governo Federal e do Congresso Nacional. A delegação chegará na cidade do Recôncavo baiano pela manhã e será recebida na sede da Fundação Hansen Bahia. Além da ministra, integram a comitiva as deputadas federais Celina Leão (PP-DF), coordenado­ra da Bancada Feminina, Tereza Nelma (PSDB-AL), procurador­a da Mulher na Câmara, e Lídice da Mata (PSB-BA).

O procurador da República, Ruy Nestor Bastos Mello, titular no procedimen­to que apura as ameaças de morte e contra a prefeita Eliana também estará presente, dentre outras autoridade­s. Eleita em 2020, Eliana é a primeira mulher prefeita de Cachoeira e vem recebendo ameaças de morte e ataques racistas desde que venceu a eleição. Desde então, dois correligio­nários da gestora foram executados.

A maioria viaja em pé. É uma aglomeraçã­o danada. A vacina trouxe pra gente um sopro de vida Augusto Madureira Motorista

 ?? BRUNO WENDEL ?? Decisão judicial determinou vacinação de toda categoria ativa
BRUNO WENDEL Decisão judicial determinou vacinação de toda categoria ativa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil