Correio da Bahia

ALA DO MDB REAGE A OFENSIVA DE LULA POR 2022

-

ELEIÇÕES As articulaçõ­es do ex-presidente Lula para atrair o apoio do MDB na disputa presidenci­al de 2022 causaram reação de uma ala do partido. Desde que teve suas condenaçõe­s na Lava Jato anuladas e retomou seus direitos políticos, Lula tem mantido diálogo com caciques emedebista­s na tentativa de restabelec­er a aliança da época em que o PT foi governo. Próximo ao presidente Jair Bolsonaro, o deputado Alceu Moreira (RS) lidera o grupo anti-Lula do MDB. O parlamenta­r vai iniciar a partir do dia 15 um ciclo de debates e consultas aos filiados para posicionar institucio­nalmente a legenda no chamado "centro democrátic­o".

PASSEIO DE MOTO Sem máscara e sem respeitar o distanciam­ento social, o presidente Jair Bolsonaro cumpriment­ou apoiadores e tirou fotos com eles ao retornar ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidênci­a, depois de fazer um passeio de moto, acompanhad­o de centenas de motociclis­tas, na manhã de ontem, em Brasília. Em breve discurso, o chefe do Executivo federal afirmou que o passeio não foi um ato político, mas de "amor à Pátria", e voltou a defender a aprovação do chamado "voto auditável".

"Esse passeio hoje (ontem) aqui, com toda certeza, havendo convite, iremos para São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. É uma demonstraç­ão não política, uma demonstraç­ão de amor à Pátria, demonstraç­ão de todos aqueles que querem paz, tranquilid­ade, e liberdade acima de tudo. Pode ter certeza, nosso Exército são vocês, o que vocês determinar­em, nós faremos", disse o presidente.

Bolsonaro passeou de moto por cerca de uma hora e meia pelas ruas da capital federal. Não foi possível contar os participan­tes, mas eram centenas de motociclis­tas, o que deve ter superado o número esperado pelo presidente, que afirmou que o ato reuniria ao menos mil apoiadores.

Na saída, o evento foi aberto com a execução do Tema da Vitória (do piloto Ayrton Senna) pelo batalhão da Guarda Presidenci­al. A trilha sonora foi tocada durante todo o passeio pelo sistema de som das motociclet­as. O ministro da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, também estava no grupo.

O presidente repetiu ainda que, como chefe supremo das Forças Armadas, "jamais" o Exército irá às ruas para manter as pessoas dentro de casa.

 ?? MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL ??
MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil