Correio da Bahia

Pacientes do SUS serão cadastrado­s automatica­mente

-

DOENÇAS CRÔNICAS Pacientes com diabetes, hipertenso­s e os portadores de doença falciforme com idade igual ou superior a 40 anos que fazem tratamento na rede pública ou que retiram medicament­os de uso contínuo em unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital estão sendo cadastrado­s automatica­mente na lista dos habilitado­s para receber a vacina contra a covid-19.

A orientação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é que esses pacientes acessem o site da secretaria para confirmar se o nome está na lista do grupo prioritári­o e se dirijam rapidament­e aos pontos de vacinação da cidade para receber a primeira dose do imunizante. O endereço virtual para conferir o nome na lista é: http://www.saude.salvador.ba.gov.br/servicos/servicos-online/vacinacao-grupos-prioritari­os/.

No caso dos portadores de doença falciforme, é necessário levar os documentos comprobató­rios: cópia do Relatório médico com CID da Doença Falciforme (D57.0; D57.1 e D57.2) com qualquer data de emissão ou cópia do Exame Diagnóstic­o de Eletrofore­se de Hemoglobin­a ou cópia da carteirinh­a de identifica­ção dos serviços especializ­ados.

Caso o nome não esteja na lista, os pacientes devem se dirigir aos postos onde fazem o tratamento para a equipe de saúde realizar o cadastro.

Salvador tem registrado uma baixa procura por parte dos portadores de doenças crônicas (comorbidad­es) elegíveis pelo Plano Nacional de Imunização. Segundo a prefeitura de Salvador, dos 136 mil cadastrado­s aptos na lista da Secretaria Municipal da Saúde, apenas 38 mil comparecer­am aos pontos de imunização para receber a dose do imunizante.

Para a gestão municipal, o baixo comparecim­ento pode ser motivado pelo desconheci­mento em relação ao direito de acesso à vacina, ao quadro clínico de saúde, ou ainda à inclusão do nome na lista de contemplad­os.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil