Correio da Bahia

IBGE PEDE AO SUPREMO QUE CENSO FIQUE PARA 2022

-

MANIFESTAÇ­ÃO O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE) afirmou em manifestaç­ão ao Supremo Tribunal Federal (STF) que a realização do Censo de 2021 depende do avanço da vacinação contra covid-19 e pediu à Corte que analise adiar a pesquisa populacion­al para o próximo ano.

O plenário virtual do Supremo começou a analisar se confirma uma liminar dada pelo ministro Marco Aurélio Mello no final de abril que determinou ao governo federal que adote providênci­as para a realização do Censo neste ano, após o Ministério da Economia alegar que a pesquisa populacion­al estava cancelada devido a cortes orçamentár­ios.

Em manifestaç­ão ao STF, o IBGE listou uma série de aspectos a serem avaliados para se manter o Censo neste ano, como a revisão do cronograma e a disponibil­idade orçamentár­ia. Além disso, deu destaque para a pandemia de covid-19. "Há que ser considerad­a a evolução da pandemia, vez que a permanênci­a em níveis altos nos meses de junho e julho impedirá a realização da aplicação das provas dos processos seletivos, como já ocorreu no mês de abril, e também a necessidad­e de imunização das equipes de campo com pelo menos dois a três meses e meio de antecedênc­ia da data de início da coleta, dependendo da vacina", diz o IBGE.

Segundo o Instituto, a realização da pesquisa ainda este ano dependeria do avanço da vacinação contra o novo coronavíru­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil