Correio da Bahia

Em meio a tensão, ataques deixam 20 mortos em Gaza

-

ISRAEL X PALESTINAO conflito entre a polícia israelense e manifestan­tes palestinos em Jerusalém se espalhou ontem para outras partes da região. Militantes islâmicos dispararam foguetes da Faixa de Gaza contra Israel, que respondeu com ataques aéreos. Segundo o Hamas, grupo palestino que governa Gaza, 20 pessoas morreram, incluindo 9 crianças. O fogo cruzado se intensific­ou logo pela manhã, após uma blitz policial na mesquita de Al-Aqsa, um dos locais mais sagrados do Islã, que deixou centenas de feridos.

O mais recente conflito, iniciado sexta-feira, é movido por diferentes fatores. Primeiro, a decisão de expulsar três famílias palestinas do bairro de Sheikh Jarrah, em Jerusalém, para devolver as casas a judeus que eram proprietár­ios dos terrenos antes da Guerra Árabe-Israelense, de 1948.

Outro ponto de tensão é a celebração do Dia de Jerusalém, aniversári­o da ocupação israelense da parte oriental da cidade, após a Guerra dos Seis Dias, em 1967 - uma anexação que a maioria dos países não reconhece. Grupos de extrema direita de Israel marcaram uma marcha que estava programada para cruzar ontem o Bairro Muçulmano, na Cidade Velha, o que foi considerad­o uma provocação - de última hora, autoridade­s mudaram a rota para evitar mais confrontos.

O clima de tensão foi potenciali­zado também

A Marinha dos EUA apreendeu um grande carregamen­to ilícito de armas no Mar da Arábia, próximo a Omã. São mísseis antitanque russos, rifles de assalto chineses, metralhado­ras PKM, rifles de precisão e lançadores de granadas, que estavam em um navio sem bandeira. FOTO: NAVCENT PUBLIC AFFAIRS / AFP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil