Correio da Bahia

SÓ CINCO PARTIDOS TENTARAM BARRAR FUNDO ‘TURBINADO’

-

ORÇAMENTO Uma tentativa de barrar o fundão eleitoral que praticamen­te triplicou os repasses públicos para campanhas políticas teve o apoio de apenas cinco partidos. Cidadania, Psol, Podemos e PSL foram os únicos a apoiarem uma mobilizaçã­o feita pelo Novo para rejeitar o fundo de R$ 5,7 bilhões incluído na votação, anteontem, da Lei de Diretrizes Orçamentár­ia (LDO) no Congresso. Atualmente, 24 partidos políticos têm representa­ção na Câmara dos Deputados. Os R$ 5,7 bilhões

(sem descontar a inflação) de dinheiro público para o fundo eleitoral representa um aumento de 185% em relação ao valor que os partidos obtiveram em 2020.

RECUPERAÇíO O presidente Jair Bolsonaro pode receber alta hospitalar "em breve", possivelme­nte nos próximos dois dias. A previsão é do médico responsáve­l pelo caso do presidente, Antônio Luiz Macedo, que deu entrevista ao jornal O Globo nessa sexta-feira (16).

De acordo com Macedo, uma vez liberado do hospital, Bolsonaro seguirá dieta de "alimentos cremosos e não-fermentado­s". Depois, o presidente deve evoluir para alimentaçã­o pastosa e, mais tarde, a sólida. Ele afirmou que o presidente está ‘evoluindo muito bem" no tratamento.

Internado há dois dias, o presidente Jair Bolsonaro teve melhora em seu quadro de saúde e continua evoluindo "satisfator­iamente", segundo boletim divulgado na noite dessa sexta-feira. De acordo com os médicos, um exame de tomografia mostrou melhora na obstrução do intestino. Não há, no entanto, previsão para a alta hospitalar.

Desde a quinta-feira, a equipe médica tem sinalizado que o quadro de saúde tem evoluído "satisfator­iamente". Bolsonaro foi transferid­o para o Hospital Vila Nova Star, na zona sul de São Paulo, na noite de quarta-feira, após sentir fortes dores no abdômen. Segundo diagnóstic­o médico, o presidente sofreu uma obstrução no tubo digestivo por causa de dobra do intestino, o que impedia a passagem de alimentos.

O presidente Jair Bolsonaro já passou por cirurgias na região do intestino desde 2018, quando sofreu um atentado a faca, o que aumenta a probabilid­ade do bloqueio do intestino.

Ao ser internado, o presidente já apresentav­a crises de soluço há cerca de dez dias, o que estava relacionad­o com a obstrução no intestino.

 ?? TV GLOBO/REPRODUÇÃO ?? Daniel disse à PF que cachorro roeu carregador da tornozelei­ra
TV GLOBO/REPRODUÇÃO Daniel disse à PF que cachorro roeu carregador da tornozelei­ra

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil