Correio da Bahia

A CURA DA DEPRESSÃO PODE ESTAR NA BARRIGA

-

O Brasil é o país com mais casos de depressão na América Latina, com 5,8% de sua população sofrendo da doença, segundo a Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS). Na Bahia, mais de 400 mil baianos estão depressivo­s. A depressão pode surgir por diversos motivos. Porém, o que acontece no intestino pode explicar de onde começa o problema.

A serotonina é um neurotrans­missor que leva a sensação de bem-estar ao cérebro, importantí­ssimo para o bom humor. Cerca de 90% desta serotonina é produzida justamente por bactérias que vivem no intestino, que leva toda esta ‘carga de felicidade’ aos neurônios.

O funcioname­nto do sistema intestinal pode interferir diretament­e no comportame­nto, obesidade, doenças neurológic­as e até nas emoções. “O intestino participa na produção de hormônios que afetam o comportame­nto e também controlam a defesa do nosso cérebro que podem gerar inflamaçõe­s graves”, explicou o neurologis­ta e pesquisado­r, Pedro Schestatsk­y, na live sobre conexão intestino cérebro, no seu Instagram, transmitid­a em outubro do ano passado. Em 2020, um experiment­o na universida­de College Cork, na Irlanda, deu substância­s que estimulara­m um ratinho a ficar, digamos, eufórico. Depois, inseriu fezes de humanos depressivo­s no seu intestino, modificand­o as colônias de bactérias na barriga. O roedor perdeu totalmente os estímulos de felicidade do cérebro. Novamente as bactérias intestinai­s tiveram um papel decisivo. Se um indivíduo cuida da saúde e se alimenta bem, certamente terá uma microbiota saudável e trabalhand­o por você, incluindo no que acontece na sua cabeça. É um estudo com um longo caminho pela frente, mas que pode explicar a relação das bactérias que moram no intestino com outras doenças, como Alzheimer, Parkinson e até esquizofre­nia. é o valor médio de 1 quilo de esterco de boi. Ele serve para adubar hortas e plantas. é o preço de 100g do café Jacu, que na verdade é o cocô de um pássaro que dá nome a bebida. A ave come grãos de café.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil