Correio da Bahia

MISSA LEMBRA VITÓRIA DA ENCARNAÇÃO

-

SERVA DE DEUS A Serva de Deus Vitória da Encarnação, religiosa cujo processo de canonizaçã­o foi instalado em 2019, morreu com fama de santa em 1715, na capital baiana. Para homenagear sua memória, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, presidirá hoje (19/7) Missa pelos 306 anos da morte da Madre Vitória da Encarnação.

A Celebração acontece no Convento Santa Clara do Desterro, onde a Serva de Deus passou os últimos anos de vida e teve visões de Jesus Cristo que, carregando uma cruz, a convidou para fazer o mesmo.

Madre Vitória da Encarnação nasceu em Salvador, em 6 de março de 1661, sendo batizada no mesmo ano, na antiga Sé da Bahia. Filha de Bartolomeu Nabo Correia e Luísa Bixarxe, ela teve um irmão e três irmãs. Em 1677, quando foi fundado o Convento Santa Clara do Desterro, sendo o seu pai muito devoto, quis que sua filha entrasse para a vida religiosa. Porém, a menina, então com 16 anos de idade, havia se tornado avessa à religião.

Alguns anos depois, Vitória começou a ter frequentes sonhos com a Mãe de Deus e seu Divino Filho. Neles, a Virgem lhe apresentav­a o Menino e chamava-a para a vida consagrada. Os restos mortais da Madre Vitória da Encarnação encontram-se na Igreja do Convento Santa Clara do Desterro, depositado­s acima de uma das portas que ligam o coro de baixo à nave do templo.

 ??  ??
 ?? REPRODUÇÃO ?? Restos mortais da religiosa estão no Convento do Desterro
REPRODUÇÃO Restos mortais da religiosa estão no Convento do Desterro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil