Correio da Bahia

Haiti: viúva de presidente usa colete à prova de balas

-

RETORNO Viúva do presidente do Haiti, Jovenel Moïse, assassinad­o na capital Porto Príncipe no dia 7, Martine Moïse retornou ao país no sábado para acompanhar o funeral do marido.

Com o braço direito em uma tipoia e vestindo um colete à prova de balas, a primeira-dama desembarco­u de um avião particular em Porto Príncipe após passar 10 dias em um hospital de Miami, nos Estados Unidos, para tratar os ferimentos que sofreu no ataque que culminou no assassinat­o de Jovenel.

Acompanhad­a de seguranças, Martine foi saudada no aeroporto pelo primeiro-ministro interino, Claude Joseph. O funeral será realizado no dia 23, na cidade histórica de Cap-Haitien. Antes de retornar ao país, no sábado, Martine emitiu uma declaração gravada do hospital acusando os inimigos de seu marido de pretendere­m “matar seu sonho, sua visão, sua ideologia”.

O presidente do Haiti foi morto a tiros após assassinos armados com rifles de assalto invadirem sua casa nas colinas acima de Porto Príncipe, colocando o país na incerteza e desencadea­ndo uma investigaç­ão frenética para identifica­r os autores do plano.

No sábado, um grupo importante de diplomatas internacio­nais sinalizou apoio ao primeiro-ministro designado um dia antes da morte de Jovenel, Ariel Henry, na primeira declaração desse tipo após o assassinat­o do presidente. O movimento surpreende­u porque ocorreu sem mencionar o primeiro-ministro interino, que dirige o país com o apoio da polícia e dos militares e se compromete­u a trabalhar com todos - incluindo Ariel Henry e Joseph Lambert, o chefe do inativo Senado.

O comunicado foi divulgado pelo Core Group, composto por embaixador­es da Alemanha, Brasil, Canadá, Espanha, Estados Unidos, França, União Europeia e representa­ntes das Nações Unidas e da Organizaçã­o dos Estados Americanos. O grupo pediu a criação de “um governo consensual e inclusivo”.

 ?? MICHEL JR. DESSOURCES / AFP ?? O primeiromi­nistro interino
Claude Joseph acompanha a primeira-dama Martine Moïse no desembarqu­e
MICHEL JR. DESSOURCES / AFP O primeiromi­nistro interino Claude Joseph acompanha a primeira-dama Martine Moïse no desembarqu­e

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil