Correio da Bahia

O BRILHO DE SEMPRE

Mundial de Ginástica Rebeca Andrade dá show no Japão e se classifica para três finais

- Estadão Conteúdo REPORTAGEM redacao@correio24h­oras.com.br

Após terminar a Olimpíada de Tóquio-2020 como a primeira ginasta brasileira a ser campeã olímpica e a primeira atleta do país a ganhar duas medalhas em uma mesma edição dos Jogos, Rebeca Andrade segue quebrando recordes no Japão. Com 100% de aproveitam­ento, a atleta garantiu ontem vaga em três finais no Mundial de Ginástica Artística, que está acontecend­o na cidade de Kitakyushu.

Rebeca se classifico­u para as finais do salto (14,800 de média) e das barras assimétric­as (15,100) na liderança. Ela ainda arrancou o oitavo e último posto na decisão da trave, com 13,400 pontos. No sábado, às 4h45 (de Brasília), a campeã olímpica vai buscar a sua primeira medalha em um Mundial, no salto, e depois disputa a final das barras. No domingo, tenta um pódio na trave.

A brasileira começou no salto sobre a mesa. Rebeca apresentou um Cheng (Yurchenko com meia volta, seguido de uma pirueta e meia para frente), que recebeu nota 14,900. O segundo salto foi um Yurchenko com dupla pirueta, com ótima execução no ar, recebendo 14,700 pontos. Na média, conseguiu 14,800 e terminou em primeiro lugar no aparelho.

“Meu salto foi melhor que no treino de pódio. Com um pouco mais de tempo, acho que consegui sentir melhor o aparelho e ter um controle melhor na hora”, avaliou ela.

Nas barras assimétric­as, a brasileira conseguiu fazer a sua série completa com todas as conexões e execução excelente, conseguind­o 15,100 pontos, para assumir a liderança. Já na trave, passou pelo aparelho sem quedas. Apesar de perder algumas conexões, tirou 13,400 pontos, terminando em oitavo lugar, empatada com a japonesa Murakami Mai, com as mesmas notas de dificuldad­e (5.6) e execução (7.8). Por isso, serão nove ginastas na final.

“Estou muito feliz porque treinei muito e consegui fazer tudo que me preparei. Estou muito animada para as finais”, finalizou Rebeca, que já havia anunciado que não se apresentar­ia no solo para poupar a condição física, assim ficando fora também do páreo do individual geral, prova em que é a atual vice-campeã olímpica.

 ?? CIG/ DIVULGAÇÃO ?? Rebeca Andrade fez a melhor nota das barras assimétric­as: 15,100
CIG/ DIVULGAÇÃO Rebeca Andrade fez a melhor nota das barras assimétric­as: 15,100

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil