Correio da Bahia

EUA nomeiam primeira trans para cargo quatro estrelas

-

FORÇAS ARMADAS A secretária-assistente de Saúde dos Estados Unidos foi empossada como primeira oficial transgêner­o quatro estrelas da história do país. A Dra. Rachel Levine, de 63 anos, agora é almirante do US Public Health Service Commission­ed Corps, uma divisão do Departamen­to de Saúde dos EUA. Levine, nomeada pelo presidente Joe Biden, já era a funcionári­a transgêner­o de mais alta patente no país.

A oficial descreveu a indicação de Biden como “importante” e “histórica” durante a cerimônia de posse. “Que esta nomeação de hoje seja a primeira de muitas outras que virão, à medida que criamos um futuro diverso e mais inclusivo”, ressaltou.

A indicação de Levine ao cargo foi confirmada no Senado em março. Mesmo com forte oposição dos republican­os, foi aprovada por 52 votos a 48. A nova secretária chegou a Washington após liderar a resposta do estado da Pensilvâni­a à pandemia de covid-19. Ela também atuou como professora de pediatria e psiquiatri­a na Universida­de Estadual da Pensilvâni­a.

“É um passo gigante em direção à igualdade como nação”, afirmou o secretário de Saúde dos Estados Unidos, Xavier Becerra.

No início do ano, em janeiro, Biden reverteu a proibição de seu antecessor, o polêmico Donald Trump, de pessoas transgêner­o servirem nas Forças Armadas. A questão também marcou o

Que esta nomeação seja a primeira de muitas outras que virão, à medida que criamos um futuro diverso e mais inclusivo Rachel Levine Almirante do Corpo Comissiona­do do Serviço de Saúde Pública dos Estados Unidos

governo do ex-presidente democrata Barack Obama, do qual Biden foi vice-presidente por oito anos. No final de seu mandato, o então mandatário ordenou que os militares começassem a receber recrutas transgêner­o, em 1º de julho de 2017.

Seu sucessor republican­o primeiro adiou o prazo para 1º de janeiro de 2018, depois decidiu cancelar a medida por completo. Segundo Trump, a política da era Obama foi disruptiva, cara e corroeu a prontidão militar.

 ?? CHRIS SEAN SMITH/DIVULGAÇÃO ?? Rachel Levine se disse honrada por cargo nas Forças Armadas dos EUA
CHRIS SEAN SMITH/DIVULGAÇÃO Rachel Levine se disse honrada por cargo nas Forças Armadas dos EUA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil