Correio da Bahia

Cozinha solar do Rio Vermelho

- @SOLARGASTR­ONOMIA RUA FONTE DO BOI, 24, RIO VERMELHO

sem medo de errar, deveriam ser os carros-chefes da casa. Para quem já experiment­ou o famoso filé na raiz – no restaurant­e do Juarez - vai se surpreende­r com a crocância da carne– que fica tostadinha –, com a maciez e suculência quando a faca atravessa o corte.

Por falar em filé, embora não seja um restaurant­e dedicado às carnes, a casa oferece pelo menos cinco tipos desse corte com molhos distintos. Todos muito bons, mas eu me rendi ao com molho de roquefort, que vem acompanhan­do de linguine. Não tem como errar se essa for também a sua escolha.

Mas Andrea Nascimento também opera na raiz. Sua maniçoba, por exemplo, costuma ser elogiada pelos mais puristas nativos do Recôncavo, templo dessa criação que mistura a folha de mandioca cozida (maniva) com carnes. Como diz a escritora Aninha Franco, que já experiment­ou a maioria dos pratos da casa, “é difícil o chef se sair bem nos clássicos e nos pratos típicos ao mesmo tempo, mas a do Solar Gastronomi­a consegue”.

Outro prato que merece ser provado é o risoto de camarão da casa. Perguntada sobre qual o segredo do prato, a chef ri e diz: “não tem segredo nenhum, uso os mesmo ingredient­es de uma receita clássica”. Pode até ser, mas que tem ali um quê de especial, isso tem.

Entre clássicos da cozinha francesa e outras invencioni­ces da gastronomi­a mediterrân­ea, Andréa aposta noutras opções made in Bahia, como a moqueca de banana com camarão que faz a alegria dos turistas que costumam se hospedar nos hotéis do bairro.

E, como não poderia deixar de ser, o cardápio de sobremesas resgata uma das suas especialid­ades, os crepes, onde tudo começou. O Lapinha, por exemplo, mistura recheio de morangos frescos com chocolate meio amargo e calda do mesmo fruto in natura. É de comer rezando!

Por estas e por outras, o Solar Gastronomi­a é uma ótima opção para quem gosta de variedade com estilo. Tudo envelopado num projeto arquitetôn­ico de bom gosto com direito a mesas também na varanda que agora se estendem pela simpática pracinha onde o restaurant­e está instalado. Vou voltar mais vezes.

 ?? FOTOS: LEONARDO FREIRE / DIVULGAÇÃO ?? 1
FOTOS: LEONARDO FREIRE / DIVULGAÇÃO 1
 ?? ?? 2
2

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil