Correio da Bahia

Trânsito está mais letal na Suburbana

Avenida já soma 27 acidentes e três mortes em 2022, segundo dados da Transalvad­or

- Esther Morais* REPORTAGEM esther.morais@redebahia.com.br

A Avenida Afrânio Peixoto, conhecida como Suburbana, é a via de Salvador com maior registro de mortes por acidentes de trânsito no primeiro trimestre deste ano. Dados da Transalvad­or mostram que, de janeiro a março, foram 27 colisões, sendo 24 com feridos e três com óbitos no logradouro. A suburbana está em terceiro lugar no registro de acidentes por fluxo na capital. Nessa modalidade, a Avenida Luiz Vianna Filho (Paralela) aparece em primeiro lugar, com 44 colisões; seguida pela Octávio Mangabeira, 39. A Antônio Carlos Magalhães (ACM), com 24 ocorrência­s, é a quarta colocada no ranking.

Sem mortes registrada­s de janeiro a março, a Avenida Octávio Mangabeira, na orla da Boca do Rio, foi cenário de um capotament­o essa semana, que resultou na morte de Sandra Tales de Jesus Santos, de 36 anos. O acidente que a vitimou ocorreu na madrugada de segunda-feira (09), quando Sandra, o marido dela, que estava ao volante, a filha e outros três menores voltavam de uma festa.

“Todos esses ficaram bem, não tiveram nada. [...] Só ela [Sandra] que foi arremessad­a para fora do carro porque estava sem cinto, sentada no fundo, para cuidar das crianças. Os outros eu creio que também estavam sem, mas não foram arremessad­os. Ela estava atrás e do lado da porta lateral", contou o irmão de Sandra, Marcos Sales. Ele ainda conta que não teve contato direto com o cunhado, no entanto, soube que no depoimento, ele confirmou ter assumido a direção após uso de bebida alcoólica.

Segundo a analista de transporte e tráfego Cristina Aragón, a desobediên­cia às leis de trânsito acarreta em uma série de erros que culminam em graves acidentes. Falta de atenção aos sinais de trânsito, sono e embriaguez são alguns dos descuidos comuns e que tornam as avenidas mais perigosas.

“O álcool, apesar de ser uma droga lícita, é ilícita quando você está dirigindo.

 ?? MAURO AKIN NASSOR/ARQUIVO CORREIO ?? Avenida Afrânio Peixoto, também conhecida como Suburbana, corta região populosa
MAURO AKIN NASSOR/ARQUIVO CORREIO Avenida Afrânio Peixoto, também conhecida como Suburbana, corta região populosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil