Correio da Bahia

Atração pelo true crime

Filmes , séries, podcasts e livros nacionais reforçam o interesse por histórias violentas que chocaram o Brasil

- Robero Midlej REPORTAGEM roberto.midlej@redebahia.com.br

A onda começou fora do Brasil e não demorou para chegar aqui. Logo, o público nacional começou a demonstrar interesse em obras documentai­s que abordam crimes que chocaram o mundo. Não demorou e, pouco depois, o país já criava suas próprias produções sobre o gênero batizado “true crime”.

Uma das primeiras séries brasileira­s do gênero foi O Caso Evandro, da Globoplay, sobre o desapareci­mento do menino Evandro Ramos Caetano, no Paraná, em 1992. Em oito capítulos, a produção é dirigida pelo baiano Aly Muritiba, autor do suspense Para Minha Amada Morta.

Mas o true crime não se restringe ao audiovisua­l. O gênero também está presente na literatura e, mais recentemen­te, nos podcasts. No Brasil, estrou no mês passado Profiling, que está em todas as plataforma­s. O podcast é apresentad­o pela escritora e psicanalis­ta Paula Febbe. Toda quinta estreia um novo episódio. Hoje, o público vai conhecer a história de Febrônio (1895-1984), assassino em série que, nos anos 1920, chegou a ser encontrado cozinhando uma cabeça humana furtada num cemitério.

Chico Picadinho, Madame Satã, Cabeça Branca e PC Farias são outros personagen­s de Profiling. Mas Paula Febbe assegura que, ao contrário de outros produtos de true crime, o seu programa se mantém distante do sensaciona­lismo. “Os crimes brutais são assustador­es por eles mesmos. Portanto, é de nossa responsabi­lidade [minha e da Pod 360, produtora do Profiling], passar o máximo possível de informação com cuidado”.

Para Paula, o podcast ganha até uma utilidade pública: “Ao dizer como são constituíd­as as pessoas que cometem esses crimes, estamos dizendo aos pais que prestem atenção em seus filhos, na educação que é dada e na possibilid­ade de construir caminhos para que tais crianças não se tornem alguém que cometa esse tipo de crueldade”.

As pessoas anseiam por análises de comportame­nto das pessoas envolvidas com aquele crime,sem o velho maniqueísm­o de polícia boa, bandido mau Ilana Casoy Escritora

 ?? FOTOS/DIVULGAÇÃO ?? A escritora e psicanalis­ta Paula Febbe apresenta o podcast Profiling
FOTOS/DIVULGAÇÃO A escritora e psicanalis­ta Paula Febbe apresenta o podcast Profiling
 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil