Correio da Bahia

Paulo Dantas é eleito governador de Alagoas

-

MANDATO TAMPÃO O estado de Alagoas tem novo governador. Foi eleito ontem Paulo Dantas, em eleição indireta realizada na Assembleia Legislativ­a de Alagoas. O mandato tampão de Dantas se encerra em 31 de dezembro. O vice-governador eleito é José Wanderley. Dantas é deputado estadual e Wanderley é médico. Ambos são do MDB, partido do último a ocupar o posto, Renan Filho. A chapa emedebista recebeu 21 votos.

Dantas tem 43 anos, nasceu em Maceió, é formado em administra­ção e está em seu primeiro mandato como deputado estadual. José Wanderley Neto é natural de Palmeira dos Índios, tem 72 anos, é cardiologi­sta e já exerceu o cargo de vice-governador do estado, no período de 2007 a 2011, na primeira gestão do ex-governador Teotônio Vilela Filho.

A eleição indireta para o governo estadual é necessária porque, em abril, o então governador Renan Filho cumpriu o prazo de desincompa­tibilizaçã­o e deixou o cargo para disputar as eleições deste ano para o Senado, conforme determina a legislação eleitoral.

Com a saída, o vice-governador, Luciano Barbosa, eleito na chapa de Renan, deveria assumir como titular do cargo, mas ele não estava mais na função de vice-governador, porque venceu as eleições de 2020 e se tornou prefeito de Arapiraca.

O primeiro na linha sucessória na ausência do vice eleito seria o presidente da Assembleia Legislativ­a de Alagoas, Marcelo Vitor, também do MDB. No entanto, o deputado estadual preferiu não assumir o governo do estado, porque isso o deixaria impedido de concorrer à reeleição para o legislativ­o estadual. Marcelo Vitor convocou as eleições indiretas.

Com os impediment­os, coube ao presidente do Tribunal de Justiça alagoano, desembarga­dor Klever Loureiro, último na linha sucessória, assumir o posto interiname­nte, enquanto o pleito indireto era organizado.

O edital de convocação da eleição foi contestado pelo PP e o caso, inclusive, foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Após analisar um recurso do PP, o ministro Gilmar Mendes determinou que fossem formadas chapas únicas para a disputa e reabriu o prazo para o registro das candidatur­as.

A votação de ontem foi marcada por críticas ao domínio dos Calheiros em Alagoas durante discursos na tribuna da Assembleia.

Já Dantas acusou a oposição de tentar “golpear a democracia” ao judicializ­ar o processo eleitoral. “Fizeram chicanas, tentaram apequenar o processo legítimo, um vale-tudo que atrapalha a vida da nossa gente”, afirmou o governador eleito ao falar em “ataques covardes, maquiados de nova política”.

Entre os candidatos, o clima era de derrota iminente diante da vantagem de Paulo Dantas no pleito.

 ?? ASSEMBLEIA LEGISLATIV­A DE ALAGOAS ?? Dantas governa até dezembro
ASSEMBLEIA LEGISLATIV­A DE ALAGOAS Dantas governa até dezembro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil