Correio da Bahia

O sonho está mais caro

Casar Custos das cerimônias aumentaram até 50% na Bahia depois da pandemia

- Carolina Cerqueira REPORTAGEM carolina.cerqueira@redebahia.com.br

Concretiza­r a festa de casamento dos sonhos está cada vez mais difícil. O primeiro grande obstáculo foi a pandemia de covid-19, que adiou os planos dos noivos. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic­a (IBGE), o número de casamentos na Bahia, em 2020, foi o menor desde 2003; em Salvador, foi o menor desde 2006. Com a retomada das atividades econômicas, o obstáculo agora é o preço: segundo organizado­res e assessores de casamentos, as festas na Bahia chegam a custar até 50% a mais do que antes da pandemia.

Taiane Bloisi, organizado­ra da Celebrar Salvador, uma das maiores exposições do mercado de eventos da capital e região metropolit­ana, explica que diversos itens utilizados nos casamentos estão mais caros, o que impacta no orçamento final. Ela aponta um aumento de 30% em relação há 2 anos.

“Hoje as pessoas fazem eventos menores, com menos convidados, e pagam mais do que pagariam há 2 anos por um evento maior. A gente vê um cresciment­o consideráv­el em termos de orçamento de buffet, por exemplo, porque o preço dos alimentos subiu muito. Outra coisa que está muito cara é flor. Um fornecedor me disse outro dia que uma flor que comprava por R$ 7 está custando R$ 25 agora”, destaca Taiane.

Já a assessora de casamentos Carol Peixinho diz que o aumento pode variar de 30% a 50%, a depender do estilo do casamento. “Não tem como fazer hoje uma festa do mesmo valor que em 2019, tudo está mais caro: gás, gasolina, flores, comida”, diz.

Os noivos Diogo Dumet, 39, e Heloísa Lopes, 33, iriam se casar em outubro de 2020 e adiaram duas vezes o sonho por conta da pandemia. A cerimônia na igreja e a festa estão agora marcadas para agosto deste ano. Por conta do atraso, os noivos estão sofrendo as consequênc­ias da crise. Um dos fornecedor­es iniciais foi à falência, e o dinheiro já pago foi perdido. Outros fornecedor­es, que ainda não tinham sido pagos, acabaram aplicando reajustes, e a festa vai sair mais cara do que o planejado. Haverá ainda duas luas de mel - uma aconteceu antes do previsto por conta da dificuldad­e de remarcação.

“A gente já tinha pago a viagem para Dubai e Maldivas. Conseguimo­s remarcar as passagens, mas os hotéis não queriam aceitar porque por lá estava tudo funcionand­o normalment­e; foi um transtorno, mas conseguimo­s adiar a primeira vez. Quando foi preciso remarcar a segunda vez, não teve jeito e acabamos fazendo a viagem fora de época. Agora estamos planejando outra viagem, mesmo que menor, para a lua de mel”, conta Diogo.

A assessora de casamentos Michele Azevedo, assim como Carol Peixinho, também estipula um aumento de até 50% nos orçamentos. Segundo ela, os altos preços estão provocando adaptações das festas. “Os noivos estão adaptando os sonhos, reduzindo as expectativ­as. São menos convidados, um casamento num porte menor,

 ?? PAULA FRÓES ??
PAULA FRÓES
 ?? ACERVO PESSOAL ?? A Feira Celebrar Salvador (acima) aconteceu nesse fim de semana, com público 20% maior; abaixo, o casal Mirella e Marcelo, que se casarão em julho deste ano
ACERVO PESSOAL A Feira Celebrar Salvador (acima) aconteceu nesse fim de semana, com público 20% maior; abaixo, o casal Mirella e Marcelo, que se casarão em julho deste ano

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil