Correio da Bahia

SAIBA COMO TRATAR

-

Em um estudo divulgado no primeiro trimestre deste ano pela Organizaçã­o Mundial de Saúde (OMS), o Brasil lidera os casos de ansiedade e depressão em lista de 11 nações, seguido, respectiva­mente, por Irlanda e Estados Unidos. Estima-se que 18,6 milhões de brasileiro­s são afetados.

As questões ligadas à saúde mental e emocional não afetam só a qualidade de vida do indivíduo, mas impactam o universo do trabalho. Dados da Internatio­nal Stress Management Associatio­n no Brasil (Isma-BR) mostram que 33 milhões de brasileiro­s foram acometidos por Burnout, a conhecida Síndrome do Estogament­o.

Buscando cuidar dos seus recursos humanos, empresas passaram a adotar políticas de sustentabi­lidade emocional. Como acontece com o meio ambiente e os recursos naturais, nessa proposta, o equilíbrio e a harmonia são as ferramenta­s para evitar uma queima total das capacidade­s, especialme­nte no ambiente do trabalho.

Com experiênci­a vasta na atuação em departamen­tos de pessoal, a psicóloga Carmen Rezende reforça que a sustentabi­lidade emocional é que ajuda a sustentar as boas relações e a força interior.

“Para qualquer carreira, é necessário esse olhar para se desenvolve­r de forma saudável profission­almente. É ter autoconsci­ência dos limites, comunicá-los e estabelecê-los”, orienta.

MEIO E NÃO FIM

A psicóloga clínica, com ên

Reveja atividades e evite absorver aquelas que não podem ser feitas;

Reavalie os hábitos de alimentaçã­o e exercite-se;

Busque felicidade em pequenos prazeres cotidianos;

Analise como os problemas rotineiros e as frustraçõe­s impactam a vida.

Carmen Rezende ainda afirma que as empresas podem efetivamen­te estimular a produtivid­ade sustentáve­l, especialme­nte se desenvolve­rem a psicoeduca­ção.

“É fundamenta­l capacitar e habilitar cada um para entender e identifica­r gatilhos de estresse e ansiedade e trazer diretrizes de técnicas para voltar a uma boa administra­ção emocional, usando as ferramenta­s emocionais mais adequadas ao contexto”, sugere a especialis­ta.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil