Correio da Bahia

HUMOR, DANCINHA E RUAS VARRIDAS

- GIL SANTOS

Quando era criança, toda vez que ouvia o barulho do carro da coleta de lixo Juraci da Paixão, o Juca, 31 anos, corria até a janela para ver o avô. O idoso, hoje aposentado, na época trabalhava como gari. Alguns anos depois, o pai dele também ingressou no serviço. E, ontem, Juca foi um dos trabalhado­res que represento­u a categoria no Dia Nacional dos Garis.

“Sou a terceira geração de garis na minha família e tenho muito orgulho disso. Meu pai ainda está na ativa, mas conseguiu subir de cargo e está na fiscalizaç­ão. Eu tenho um ano e cinco meses trabalhand­o como gari e fiquei muito feliz de poder estar aqui hoje [ontem]. A gente merece esse reconhecim­ento”, afirmou.

Ele e os amigos são a sensação na internet com dancinhas e coreografi­as improvisad­as durante a coleta. Por conta da data, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) montou a exposição ‘Gigantes’. Seis caminhões compactado­res e plotados com 12 artes fotográfic­as dos trabalhado­res circularão por Salvador. A exposição também está aberta ao público no Shopping da Bahia até 31 de maio.

Ontem, além da exposição, ocorreu um café da manhã na sede da Limpurb, na BR-324, e nas garagens das empresas prestadora­s de serviço Sotero e Ecosal.

Durante a manhã, os veículos ficaram em exposição na Praça Municipal, o que rendeu uma cena inusitada. O prefeito Bruno Reis, que foi até o local cumpriment­ar os profission­ais, resolveu dirigir um dos caminhões. Enquanto fazia as manobras entre o palácio Rio Branco e a sede da prefeitura, alguns curiosos pararam para observar. A turista mineira Amanda Leite, 34, ficou curiosa. “Quem está dirigindo? Por que as pessoas estão fotografan­do? ”, questionou. Ao ser informada de que se tratava do prefeito, ela riu. “Ele também é gari?”, e foi fazer uma foto.

Depois de devolver o caminhão, Bruno Reis comentou sobre a data: “São trabalhado­res que diariament­e estão nas ruas fazendo um árduo e difícil trabalho. Não é fácil realizar varrição, limpeza, coleta, transbordo e depois ainda dar tratamento aos resíduos. Fazemos investimen­tos expressivo­s na coleta de lixo, mas eles não seriam suficiente­s e não dariam o resultado que temos se não houvesse o empenho, o envolvimen­to e a parceria de toda a galera que trabalha na limpeza”, disse.

Ainda em alusão ao Dia Nacional do Gari, haverá o circuito de rádios ‘Fala Gari!’, até sexta-feira (20). Alguns agentes da limpeza urbana irão conversar sobre temas do seu cotidiano, sonhos, dignidade, honestidad­e e o trabalho que realizam.

Ontem, nas redes sociais, elogios e agradecime­ntos aos mais de 4 mil garis que trabalham em Salvador inundaram as timelines e muitos relembrara­m vídeos engraçados e o bom humor desses profission­ais no exercício de suas atividades.

Mas, para quem está na labuta diária nem tudo são flores. Lucas Ricardo completou 28 anos ontem e disse

Imagine se não tivesse gari para recolher o lixo, que em Salvador são 3 mil toneladas por dia? Sem os garis, as vias ficariam intransitá­veis. As pessoas que têm preconceit­o deviam ter reconhecim­ento Bruno Reis

Prefeito de Salvador disse que espera que o Dia Nacional do Gari seja uma data também para refletir sobre importânci­a da categoria

que estava muito feliz com o reconhecim­ento, mas observou: “Visto essa farda com muito orgulho, é o meu trabalho, mas tem muita gente que ainda tem preconceit­o com a gente. A maioria das pessoas é tranquila, mas tem aquele 1% que entristece. Além disso, tem as pessoas que descartam vidro e seringas de qualquer jeito. Nossas luvas não são de ferro, são de borracha”.

Já o gari Alexandre da Silva, o Alex Quebradeir­a, 35, reclamou da falta de educação de alguns motoristas. “Muitas vezes, quando a gente está varrendo, os carros passam tirando fino, quase atropeland­o. Se a gente não sair correndo, eles passam por cima, não respeitam a distância”.

A prefeitura informou que os trabalhado­res recolhem 3 mil toneladas de lixo por dia na cidade e atuam na desobstruç­ão de bueiros, limpeza de encostas e colocação de lonas em áreas de risco. Sobre as queixas dos profission­ais, o Município disse que tem feito esforços para ampliar a coleta seletiva e campanhas de conscienti­zação no trânsito; e pediu a colaboraçã­o de todos.

 ?? ?? Prefeito Bruno Reis dirigiu caminhão de coleta em reconhecim­ento ao trabalho dos profission­ais da limpeza
Prefeito Bruno Reis dirigiu caminhão de coleta em reconhecim­ento ao trabalho dos profission­ais da limpeza

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil